Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
sala de estar destaq Top Lists - Postada em: 09/06/2015

10 dicas para ganhar espaço na sala de estar pequena

A sala de estar é um dos cômodos mais importantes da casa. É nela que recebemos amigos e familiares para conviver e confraternizar. Para que ela esteja sempre aconchegante e espaçosa, mesmo nos ambientes pequenos, separamos dez dicas para decorar e distribuir os móveis de maneira inteligente. Confira:

Sofá

sofás sala de estar

O sofá não pode ser muito grande, se não ele passará o limite da área do cômodo e diminuirá o espaço para circulação das pessoas pelo ambiente. Também não pode ser pequeno demais, pois você estará perdendo um espaço valioso e o ambiente não ficará com um visual legal. O ideal é escolher um sofá proporcional ao tamanho da sua sala de estar.

Mesa de centro

mesa de centro

Se optar em usar uma mesa de centro, escolha uma que tenha um tamanho pequeno e proporcional ao espaço, assim não prejudicará a circulação do ambiente. Opte por uma mesa de centro de vidro ou acrílico, pois ela não deixará a sala de estar com aspecto de pequena, pois é um móvel transparente.

Cores claras

cores claras

Em ambientes pequenos, evite móveis escuros, porque eles deixarão o ambiente mais pesado e fechado e darão a sensação de que o ambiente é ainda menor do que o normal. Por isso, vale sempre lembrar que cores e tons mais claros são ótimos para ambientes pequenos, pois gera claridade e amplitude ao local.

Corredores para circulação

corredores e circulação

É recomendado sempre deixar um espaço de, mais ou menos, 60 cm livres para a passagem e circulação segura pelo cômodo, afinal ninguém gosta de empurrar um móvel ou ter que virar de lado para poder passar de um lado para outro.

TV

tv sala de estar

Tenha uma TV proporcional ao tamanho da sala de estar. Se ela for muito grande, a distância entre a pessoa e a televisão será pequena e irá incomodar e até prejudicar a visão. O tamanho médio da TV deve ser próximo à distância entre quem assiste e a TV dividido por cinco.

Objetos de decoração coloridos

decoração colorida

Se nos móveis e nas paredes devem predominar a cor clara, nos objetos de decoração da sala de estar, está liberado o número das mais variadas cores. Use os pequenos detalhes, como vasos, abajur, almofadas, mantas e acessórios para dar o colorido ao espaço.

Prateleiras e Nichos

nichos

Prateleiras e nichos podem ajuda (e muito!) na organização e distribuição de objetos, em um cômodo pequeno, no caso, a sala de estar. O ideal é escolher peças com linhas retas e cores claras, para dar um ar mais limpo ao espaço. No caso dos nichos, a dica é usar aqueles vazados, que dê pra ver a parede.

Espelhos

espelhos

Os espelhos são peça chave na hora de fazer com que um cômodo pareça maior. A vantagem de utilizá-lo na sala de estar é que há inúmeras formas, tamanhos e estilos para combinar e decorar da melhor forma possível.

Quadros

quadros sala de estar

Se tiver um espaço vazio muito grande na parede da sala de estar, preencha com um quadro ou uma obra de arte. Porém, não exagere. A parede toda ocupada dará a sensação que o cômodo é menor e mais apertado, além de ficar poluído.

Cortinas e persianas

cortinas

Opte por um tratamento mais simples nas janelas, escolha modelos de cortinas em tecidos mais leves e soltos, como seda, renda de algodão, linho, voil ou transparências. Se você deseja ocupar ainda menos espaço na decoração da sua sala de estar pequena, troque as cortinas por persianas, elas são mais compactas e dão um ar de modernidade ao cômodo.