Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
Foto: Divulgação Decoração - Postada em: 06/07/2020

11 boas ideias para aproveitar ao máximo o melhor de cada ambiente

Arquiteto Bruno Moraes reuniu soluções versáteis para ajudar a otimizar os espaços com a ajuda de móveis, estantes e divisórias feitos sob medida

Truques de marcenaria, serralheria, entre outros recursos, podem ajudar a tornar o dia a dia mais funcional, permitindo poupar o espaço, ampliar a área de armazenamento e até mesmo agregar múltiplas funções para os espaços de apartamentos e casas. Quem dá os exemplos e dicas de ouro é o arquiteto Bruno Moraes, que comanda o escritório Bruno Moraes Arquitetura.

1. Bancada com dupla função

Integrando sala e home office, a bancada mede 4,85m de extensão | Foto: Luis Gomes

Neste apartamento com áreas contíguas, o arquiteto desenhou uma bancada de madeira (apenas 2 cm de espessura) que acomoda a TV e cumpre o papel de escrivaninha para o home office. Destaque ainda para o mural de recados e uma luminária de mesa com foco direcionável. “Para este projeto, criei um tampo preto, que dá continuidade ao móvel com portas laqueadas de cinza claro, onde escondi a condensadora do ar condicionado. Prova de que a criatividade possibilita tornar uma solução multifuncional”, fala Bruno Moraes.

2. Estante modular

Pensada em módulos, a estante metálica mede 4,25 m de largura e 2,1 m de altura, mas pode aumentar de tamanho, caso necessário | Foto: Luis Gomes

Não é novidade que a versatilidade é essencial nos dias atuais. Para isso, a estante de vergalhão é uma boa pedida, pois permite alterações futuras. A peça dinâmica traz cubos metálicos idênticos onde há a flexibilidade de criar prateleiras, nichos ou módulos fechados. Acompanhando toda a extensão da sala de estar, o modelo está pronto para acompanhar novas necessidades no decorrer do tempo. Bruno brincou com espaços ora vazados, ora fechados por nichos, criando movimento e trazendo o toque aconchegante da madeira.

3. Três em um

Móvel laqueado também serve de apoio para a divisória de cobogós | Foto: Luis Gomes

Nesta sala, o arquiteto apostou em um móvel multiuso localizado atrás do sofá. Além de funcionar como barzinho e cantinho do violão, também pode ser reaproveitado para o home office. “Os moradores já tinham em mente a necessidade de utilizar como home office em alguns dias da semana, por esse motivo fizeram um móvel que pode atender várias necessidades”, conta Bruno.

4. Prateleiras como aliadas

Feita de Freijó Linheiro, prateleira ocupa toda a extensão da cozinha | Foto: Luis Gomes

Não é novidade que as prateleiras são curingas nos ambientes, não é mesmo? Na cozinha pode ser uma ótima solução para organizar temperos, pratos, xícaras e objetos de decoração. “É uma ótima opção inclusive para quem não pretende fazer o móvel aéreo sobre o tampo, além de versátil e bem econômica”, diz Bruno, que usou uma peça com 2,15 m de comprimento, 20 cm de profundidade e 4 cm de espessura.

5. Programas de TV vistos em todos os ambientes

Instalada num suporte giratório no rack da sala, a TV pode ser curtida em vários lugares | Fotos: Luis Gomes

A tela da TV presa nesta barra metálica giratória (7 cm de diâmetro, executada pela empresa Casa do Suporte), fixada no forro de gesso e no rack com nichos vazados, pode ser assistida em todos ambientes do apartamento. Você pode virar para mesa de jantar, cozinha, sala de TV e até para a varanda.

6. Divisória inteligente

Divisória ocupa parte da área social com muita leveza | Foto: Luis Gomes

Cortado a laser pela empresa Mentha, o painel vazado de madeira cria uma suave barreira entre o living e o home office, oferecendo privacidade sem prejudicar a luminosidade. Para fixá-la, o arquiteto Bruno Moraes parafusou o painel no piso e no forro rebaixado de gesso. Com 2,55 m de largura, 2,60 m de altura e 3 cm de espessura, essa divisória é extremamente leve e ainda apresenta um elemento surpresa na área social.

7. Banco e baú

Criado no lugar da antiga varanda, que foi incorporada à ala social do apartamento, o móvel sob medida tem lugar para itens de limpeza | Fotos: Luis Gomes

Na integração entre a varanda e o living, o cantinho entre as janelas foi bem aproveitado para abrigar um banco de marcenaria com futon e almofadas. Ele serve de baú para guardar diversos objetos, como vassoura, rodo, entre outros, além de esconder a condensadora do ar-condicionado. “Essa solução também pode ser utilizada na sala de jantar com sucesso”, indica Bruno Moraes.

8. Solução para quarto de hóspedes

Quando há visitas, o painel revela uma confortável cama | Foto: Bruno Moraes

Usado no dia a dia pelas crianças como espaço para brincadeiras e estudo, o quarto se transforma facilmente em quarto de hóspedes graças à cama embutida na marcenaria feita sob medida pelo arquiteto. Ela foi feita a partir de um tampo de madeira e um sistema de ferragem basculante. “Para permitir a circulação dos convidados, não é só a cama que sai de cena. A bancada de estudos, que conta com o mesmo tipo de mecanismo, também pode ser recolhida”, explica o arquiteto.

9. Aproveitamento sob a cama

Gavetões embaixo da cama são perfeitos para guardar o enxoval | Foto: Luis Gomes

Para ganhar espaço de armazenamento no quarto, uma solução interessante que o arquiteto lançou foi incluir gavetões sob a cama – eles medem 60 cm x 50 cm. Assim, é possível acomodar uma série de roupas ou objetos, de forma discreta e sem o trabalho de levantar o colchão, como acontece em modelos de cama box.

10. Armário ou divisória? Os dois!

Puxadas para a direita, as portas revelam a passagem para o quarto. Puxadas para a esquerda, dão acesso ao armário/closet | Fotos: Luis Gomes

Com apenas 53 m², este apartamento reúne uma série de soluções para ganhar espaço. Uma delas é a divisão entre o quarto e a ala social, feita por três portas de correr muito práticas (1,06 m x 2,42 m cada folha). Quando deslizam para a esquerda, é possível abrir o closet. Quando correm para a direita, é possível ter acesso para o quarto, que está escondido nas fotos. É uma solução bem versátil e possível em diferentes residências.

11. Marcenaria bem pensada

Soluções de marcenaria otimizam o espaço no quarto | Fotos: Luis Gomes

Neste dormitório, dois bons exemplos de como os móveis sob medida são indispensáveis. Na entrada do ambiente, o armário vertical oferece lugar para perfumes e outro itens de beleza. “Dentro do ambiente, basta abrir as portas espelhadas do armário para ter acesso as roupas”, explica Bruno Moraes.
Sobre Bruno Moraes Arquitetura

Criado há 13 anos, o escritório é comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini, onde participou do projeto de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, considerado o maior projeto sustentável da América Latina. O escritório atua nas áreas de gerenciamento e execução de obras, além de se dedicar à concepção de projetos de casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra, cuidadosamente treinada para gerir os trabalhos com processos próprios desenvolvidos pelo escritório que usa, entre outros diferenciais, um aplicativo personalizado. A marca Bruno Moraes Arquitetura tem trabalhos publicados nas mais importantes publicações de decoração e arquitetura do Brasil. Em 2019, participou do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT, e em 2020 assina novamente a reforma do ambiente que será destaque da programação.

Bruno Moraes Arquitetura
(11) 2062-6423
www.brunomoraesarquitetura.com.br
@brunomoraesarquitetura