Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
cidades destaq Top Lists - Postada em: 27/05/2015

9 cidades pequenas para viver com total qualidade de vida

A vida nas grandes metrópoles acaba obrigando as pessoas a levar uma rotina agitada e cansativa, na maioria das vezes. Por conta disso, muitas pessoas têm procurado novos horizontes e lugares mais tranquilos, que ofereçam uma melhor qualidade de vida. Conheça as 9 melhores cidades pequenas do Brasil para se viver.

Águas de São Pedro

aguas de sao pedro cidades

Com apenas 2.700 habitantes, Águas de São Pedro oferece conforto aos seus moradores. Além do clima agradável e ambiente aconchegante, repleto de vegetação, a cidade é uma das Estâncias Hidrominerais de São Paulo. O turismo é o principal pilar da economia local.

Vinhedo

vinhedo

Vinhedo está a apenas 75 quilômetros da capital de São Paulo e oferece um dos melhores sistemas de educação do estado. Em 2014, recebeu o selo de cidade livre do analfabetismo e ganhou reconhecimento da mídia por seu método de ensino municipal. Além disso, é nela que está localizado um dos maiores parques de diversão do Brasil, o Hopi Hari.

Ilha Solteira

ilha solteira

Construída de forma planejada, nos anos 1960, para abrigar os trabalhadores da Hidrelétrica de Ilha Solteira, a cidade é um lugar bem cuidado e aconchegante, além de ser uma das Estâncias Turísticas de São Paulo. Seu IDH é de 0,81 (o Índice de Desenvolvimento varia de 0 a 1) e a economia é baseada na indústria e pecuária.

Nova Lima

nova lima mg

Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, Nova Lima tem se tornado lar de muitos que trabalham na capital mineira e querem um lugar tranquilo e sossegado para morar. A cidade tem inúmeros condomínios de alto padrão com infraestrutura completa para toda a família.

Joaçaba

joaçaba cidades

Considerada a capital do Vale do Rio do Peixe, Joaçaba, em Santa Catarina, com 28 mil habitantes, está entre as dez primeiras cidades com IDH de 0,82. A economia é baseada nas indústrias do setor de metal mecânico. A região é tranquila, pouco poluída e oferece boa infraestrutura para levar uma vida aconchegante.

Rio Fortuna

rio fortuna

A cidade de Rio Fortuna está a apenas 125 quilômetros de Florianópolis e, apesar de pequena, é um ótimo lugar para viver. Os 4.400 habitantes são, na maioria, descendentes dos alemães que colonizaram a região e se apoiam economicamente na agricultura e piscicultura. Seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,80.

Lucas do Rio Verde

lucas do rio verde

Lucas do Rio Verde é uma cidade do estado do Mato Grosso que se desenvolveu muito rápido. A rede de energia elétrica passou a ser servida para toda a população em 1990 e, desde este período, a cidade vem ganhando infraestrutura de qualidade. A educação é referência no estado. Lucas do Rio Verde conta com instituições públicas e privadas que atendem desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Rio do Sul

rio do sul

Rio do Sul, com seus 66 mil habitantes, é uma das melhores em questão de educação. Suas escolas de modelo municipal oferecem ensino integral, o que contribui para o IDH de 0,80. Está localizada entre Joinville e Florianópolis, cerca de 180 quilômetros de distância para ambas.

São Miguel do Oeste

sao miguel do oeste

Fundada em 1954, São Miguel do Oeste, e Santa Catarina, é uma cidade com 39 mil habitantes e de economia forte na indústria dos segmentos de metal mecânico, transportes, móveis e tecnologia. A região tem raízes do povo gaúcho, que foi atraído pela extração de madeira nos anos 1920.