Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
mercado precos aluguel Mercado - Postada em: 10/08/2018

Aluguel acelerou e subiu 0,70% na 1ª prévia de agosto

IGP-M foi impactado pelo ritmo mais aquecido dos preços do atacado

 

Uma das principais referências da economia nacional, o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) apresentou na primeira parcial de agosto um salto de 0,70% sobre a leitura inicial do mês anterior. O resultado representou uma aceleração frente à alta do primeiro decêndio de julho (+0,41%). Foi o que apurou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).

Com o desempenho, o indicador passou a acumular um incremento de 6,66% no ano e um aumento de 8,89% em 12 meses. Também conhecido como “inflação do aluguel”, o indexador é aplicado para reajustar contratos de locação residencial e contas de energia elétrica.

Subíndices

Componente que equivale a 60% dos cálculos e que mede os preços no atacado, o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) foi novamente crucial para o desempenho do indicador, acelerando de +0,34% na primeira prévia de julho para +1,03% para a projeção inicial de agosto.

Por sua vez, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), termômetro dos preços no varejo e com peso de 30% do balanço, arrefeceu de +0,39% para -0,07%, na mesma base comparativa. Outro subíndice, que responde por 10% do levantamento, o INCC (Índice Nacional do Custo da Construção) também ficou mais lento, indo de +0,91% para +0,41%.

 

Informações: www.fgv.br

Texto por Luciano Emiliano