Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
sala Decoração - Postada em: 31/07/2020

Aqueça sua casa neste inverno pintando as paredes com uma paleta de cores incrível!

A pintura das paredes pode fazer toda a diferença na hora de conseguir ambientes mais aconchegantes. Utilizar cores quentes nos ambientes ajuda a promover bem-estar, combater a depressão e deixar o ambiente convidativo

Cores de inverno nas paredes: com as dicas da PINTA MUNDI TINTAS, é fácil aquecer o ambiente. Foto: Shutterstock

 Por ser uma época em que há pouca incidência da luz do sol, as baixas temperaturas do inverno por vezes acabam sendo diretamente relacionadas ao alto índice de depressão e isolamento social, já que um dia relativamente sem cor pode gerar desânimo nas pessoas.

Por isso, ao decorarmos nossa casa durante o inverno, devemos prestar atenção em alguns detalhes, como equilíbrio entre as cores quentes e frias na pintura das paredes. Dependendo da forma como são utilizadas, as cores podem transformar um ambiente nostálgico e sem vida em um espaço iluminado e aconchegante.

A PINTA MUNDI TINTAS (www.pintamundi.com.br), rede com 29 lojas no Estado de São Paulo e uma em Santa Catarina, em Balneário Camboriú, separou dicas para quem quer pintar as paredes de casa no inverno e, assim, deixar o ambiente mais aconchegante. Acompanhe:

Cores quentes e frias: a natureza nas paredes

Cores Quentes

São classificadas como cores quentes aquelas que remetem ao fogo, sendo as principais o vermelho, o amarelo e o laranja, incluindo os tons derivados dessas cores, a exemplo do rosa e do vermelho alaranjado.

Vermelho

A cor vermelha é uma das cores primárias. Está ligada ao amor, que demonstra vitalidade e vivacidade. Um espaço com uma decoração vermelha transmite alegria, força e traz estímulo para as pessoas.

Por ser uma cor forte, a cor vermelha é perfeita para ser usada em ambientes como sala de estar, sala de jantar e cozinha, já que motiva a convivência familiar. Seu uso menos recomendável em ambientes como quarto e escritório por ter alto poder de estímulo nas pessoas, podendo deixá-las agitadas e sem foco. Então, caso opte por essa pequena ousadia, combine a cor com alguma outra fria, em uma parede ou em detalhes com texturas e relevos. Certamente, o espaço ganhará vida, na medida certa.

A coleção de cores do vermelho das tintas Coral é variada, entre as quais podemos sugerir a tonalidade Vermelho Cardinal.

Amarelo

Amarelo é a segunda cor na cartela de cores quentes e, junto com o vermelho, é parte integrante das cores primárias. Ligada ao sol, a cor é sinônimo de fortuna, transmitindo felicidade e trazendo à tona sentimentos relacionados ao prazer.

O amarelo é, ainda, tido como a cor que remete à intelectualidade e instiga a imaginação. Justamente por isso, essa cor é indicada para espaços como home-office e salas de estudos, já que desperta a atenção e facilita os exercícios ligados ao cérebro.

Assim como o vermelho, a cor também pode ser utilizada na cozinha, sala de jantar e de estar, se você quiser trazer um ar de modernidade para sua casa.

Se você achar que todas as paredes amarelas sobrecarregam o ambiente, mais uma vez, cabe o conselho de um especialista: sem dúvida, um arquiteto, designer de ambiente, decorador, pintor e, até mesmo, um profissional da PINTA MUNDI TINTAS conseguirão ajudá-lo a equilibrar e harmonizar os tons, dando ao espaço escolhido um ar moderno e muito aconchegante, sem causar a sensação de inquietação e irritabilidade.

Quando falamos da coleção de cores existentes na Sherwin-Williams (https://www.sherwin-williams.com.br/cores), temos exemplos de diversos tons em amarelo, como o Aposta Dourada, de referência SW6690 (136-C5). Lindíssimo!

Laranja

Cor secundária resultante da mistura entre o vermelho e o amarelo, o laranja capta um pouco de cada uma dessas duas cores. Entre as principais características dessa cor estão a energia, o entusiasmo, o êxito e a diversão.

Há quem diga que essa cor também tem relação com o ato de se comunicar, da expansão de pensamentos, euforia e autenticidade. Os melhores espaços para aplicar a cor laranja são a sala de estar e de jantar, bem como a cozinha, por ser a tonalidade que representa o entusiasmo e a vida.

A cor laranja possui diferentes tonalidades na coleção de tintas da Suvinil, como a Sol de Inverno, de referência E591.

Cores Frias

Já as cores consideradas frias são o azul, o verde e o roxo. Porém, não se engane: mesmo as cores frias podem ter tonalidades quentes. É isso mesmo: dependendo da mistura de tons que é feita, até mesmo os azuis, verdes e roxos podem se tornar aconchegantes. Por isso, é muito importante consultar especialistas na hora de pintar suas paredes! Na PINTA MUNDI TINTAS, você e seu pintor podem receber toda a consultoria necessária para adequar tons e chegar a resultados elegantes, para deixar as paredes como você sempre sonhou! Conheça as cores frias:

Azul

Ao lado do amarelo e do vermelho, o azul faz parte das três cores que compõem as cores primárias. Da mescla entre o azul e o amarelo, origina-se o verde, bem como da união do azul com o vermelho se forma o roxo. Dessa maneira, o restante das cores frias da cartela também está relacionado ao azul.

A cor azul representa a profundidade do mar, a imensidão do céu e o frescor da água, trazendo uma sensação de paz e tranquilidade para a vida das pessoas.

Azul é uma ótima opção de cor a ser escolhida para os quartos em geral, sejam estes de adultos, bebês ou crianças, por proporcionar uma sensação de relaxamento, ajudando na obtenção de uma noite de sono mais tranquila.

Da paleta de cores das tintas Coral (https://www.coral.com.br/pt/paletas-de-cor/h_white?hue-auto-load=1), conheça a cor Azul Praia: é linda e cai muito bem em um quarto de bebê, por exemplo.

Verde

A cor verde simboliza a harmonia com o meio ambiente e, por ser uma cor viva, traz sensação de equilíbrio e conforto, sendo capaz de colocar tudo no seu devido lugar.

Suas nuances de verde costumam variar bastante, ora puxando mais para a cartela das cores quentes, ora para as cores frias.

A cor verde é uma boa opção se você deseja trazer alegria e boas energias a um ambiente. Dependendo de sua tonalidade, que varia da mais leve à mais intensa, pode ser utilizada na pintura do banheiro ou da sala de estar, para propiciar uma sensação de maior conexão com a natureza. Em tons mais suaves, como a cor Manta de Bebê da Suvinil (A063), pode ser aplicado em quarto infantil, transmitindo conforto e segurança, enquanto em tons mais fortes pode ser utilizada em quarto de casal ou escritório.

Para a sala de estar, pode-se utilizar a cor Campo de Golfe (R063) da Suvinil (https://www.suvinil.com.br/cores/colecoes) que pode ser encontrada na Pinta Mundi Tintas.

Roxo

Para finalizar, temos o roxo, que nada mais é do que a mistura entre o azul e o vermelho.  É conhecido por ser uma cor que traz um ar de mistério e excentricidade.

Na hora de decorar a casa, a cor roxa deve ser usada em pontos específicos, como em um cantinho de meditação ou uma varanda. Se quiser ousar, aplique-o em uma parede da sala de estar: fica lindo!

Para decorarmos a casa com o tom de roxo, nas tintas Sherwin-Williams temos a tonalidade Calda de Amoras, de referência SW 6573 (103-C6), que pode ser utilizada para pintar o lugar de meditação.

Dê cor ao seu inverno com a PINTA MUNDI TINTAS

Percebemos que, durante o inverno, as cores na decoração de uma casa podem ter um efeito transformador, dando personalidade e alegria aos ambientes e proporcionando sensações positivas.

Seguindo as dicas de como tirar o melhor proveito das paletas de cores da Sherwin-Williams, Suvinil e Coral, encontradas nas lojas PINTA MUNDI TINTAS, você com certeza irá se surpreender com o resultado!

Sobre a Pinta Mundi Tintas

Fundada há quase 30 anos por Nassim Katri, a PINTA MUNDI TINTAS é uma rede varejista multimarcas de tintas e acessórios para pintura, com 30 lojas. Possui parceria com indústrias de tintas como Sherwin-Williams, Suvinil e Coral, além de acessórios como Condor e Tigre.

A PINTA MUNDI TINTAS tem 29 lojas no Estado de São Paulo (na capital paulista e em: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itupeva, Mogi das Cruzes, Piracicaba, S. Bernardo do Campo, Taboão da Serra (SP)) e uma em Balneário Camboriú (SC).