Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
Economia Urbana Roteiro - Postada em: 11/10/2017

Arq.Futuro e DataZAP promovem 2º Ciclo de Economia Urbana

Encontro acontecerá no próximo dia 18, com participação do economista americano Daniel McMillen

 

O Arq.Futuro, Por Quê? e DataZAP realizam, no próximo dia 18, com apoio do Instituto Moreira Salles, o segundo encontro do Ciclo de Economia Urbana e convidam Daniel McMillen, economista urbano pela Universidade de Illinois, e Danilo Igliori, PhD pela Universidade de Cambridge, professor de economia da FEA-USP e chairman da DataZAP para debater o tema da verticalização, densidade e custo do crescimento vertical nos grandes centros urbanos.

No encontro, McMillen e Igliori tratarão de um assunto que permanece pouco discutido no campo da economia urbana: as implicações econômicas da edificação de arranha-céus. Nas primeiras décadas do século XX, com a disseminação dos elevadores e das tecnologias de construção em aço e concreto, o crescimento vertical nas cidades alcançou alturas espantosas. Para os investidores, as vantagens parecem óbvias: se determinada localização é extremamente valorizada, com um preço por metro quadrado muito alto, a forma mais eficiente de aproveitá-la é construir o edifício mais alto que a tecnologia permita e a sociedade aceite. McMillen investigou esse tema — o surgimento de arranha-céus como resposta ao aumento do preço da terra — a partir de dados microgeográficos de Chicago num período de 140 anos (1870-2010). No seminário, ele apresentará suas conclusões, que revelam uma realidade mais complexa do que pressupõe a lógica econômica.

A mediação será feita por Danilo Igliori e o evento acontecerá das 10h30 às 12h30 no cineteatro do Instituto Moreira Salles (avenida Paulista, 2.424).

A inscrição pode ser feita gratuitamente no link http://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtchL7taAdmUdluVrk9lRmo4yDyvu5BU5HxEDPdz_oP80xpw/viewform

 

Informações: www.facebook.com.br/arqfuturo