Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
Atrio Bogota Giro pelo mundo - Postada em: 04/07/2019

Arquiteto do Pompidou de Paris constrói seu 1º projeto na América do Sul em Bogotá

Atrio será o primeiro empreendimento do escritório de Richard Rogers na região

 

Existem poucos arquitetos que possuem o reconhecimento global de Richard Rogers. Seu escritório de arquitetura fundado em 1977 coleciona uma lista com mais de cem projetos ao redor do mundo, entre eles, o museu de arte moderna de Paris Pompidou. Em sua primeira incursão na América Latina, o vencedor do Prêmio Pritzker levará sua experiência para Bogotá na construção do empreendimento comercial de uso misto Atrio.

O projeto será formado por duas torres, uma Norte de 42 andares para escritórios, e uma Sul com 58 andares para residências, escritórios e um hotel. Os arquitetos da Rogers Stirk Harbour + Partners (“RSHP”) veem o projeto como um diálogo entre o atual e o futuro do centro de uma das cidades que mais cresce na América do Sul.

Um dos destaques será o uso de dois terços da sua área total, cerca de 10 mil m², dedicados a espaços públicos. “As cidades são feitas de prédios e acredito que um arquiteto precisa entender como incorporar espaços públicos nela”, explica Rogers.

“Precisamos regenerar os espaços, redesenhar o skyline e fazer com que os edifícios conversem entre si”, completa.

Transformação urbana

Bogotá abriga mais de oito milhões de habitantes e rapidamente se transforma em uma das cidades mais procuradas por estrangeiros para negócios, investimentos e lazer. A cidade foi recentemente nomeada como a número um na América Latina para receber investimento estrangeiro direto (FDI), e ficou em quinto lugar na região entre as cidades latino-americanas do futuro.

O crescimento rápido de Bogotá acelera os projetos de urbanização com novas construções. Nesse contexto o Atrio surge com a missão de criar um legado que não seja apenas um símbolo arquitetônico na cidade, mas também uma metamorfose do espaço público para os seus habitantes.

O empreendimento marca o início de uma mudança na paisagem de uma das cidades mais importantes da América do Sul e será um exemplo para futuros projetos de revitalização urbana com o intuito de gerar impactos positivos no seu desenvolvimento social e cultural.

 

Informações: www.rsh-p.com