Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
Edgar Sacchi Arquitetura_design sensorial Top Lists - Postada em: 18/12/2019

Arquitetura e Design: confira 8 tendências para 2020

a lista do escritório Edgar Sacchi Arquitetura, apostas como o design sensorial, azulejos além das cozinhas e ambientes monocromáticos

 

Para começar 2020 por dentro do que há de mais novo para o décor e arquitetura, o escritório Edgar Sacchi listou as principais tendências que prometem nortear a arquitetura e o design. Confira e inspire-se:

 

Edgar Sacchi_pantone classic blue

1- Pantone 2020

Há mais de 20 anos, a cor do ano da Pantone é utilizada como inspiração e influência em diversos setores como a moda e o design. Em 2020, a grande aposta das tendências é a Classic Blue (PANTONE 19-4052).

Além de transmitir confiança e elegância, a cor é contemporânea e versátil, podendo ser utilizada tanto na mobília quanto nas paredes dos mais variados cômodos.

 

Edgar Sacchi_ambientes monocromaticos

2- Ambientes monocromáticos, principalmente cozinhas

O predomínio de apenas uma cor em um ambiente vem se tornando alvo do design. Além de moderno, o efeito monocromático tem um quê de fantasioso e surreal que garante uma atmosfera fora dos padrões e cheia de estilo. Saindo um pouco dos quartos e salas, o monocromático também pode ser bem utilizado nas cozinhas, ganhando a mobília e as paredes.

 

 

Edgar Sacchi_misturas de formas geometricas

3- Mistura de formas geométricas

Assim como ocorre com as roupas, a volta do uso das formas geométricas está por todos os cantos, na arquitetura e no design de interiores. E, recentemente, as misturas geométricas podem ser vistas tanto nas paredes de ambientes internos como salas ou quartos, quanto nas áreas externas.

 

 

 

Edgar Sacchi_paredes com colagens

4- Paredes com colagens

Indo na contramão daquela decoração tradicional com apenas um quadro em destaque na parede, uma nova tendência é a decoração cheia de imagens, sem moldura, coladas diretamente na parede.

Com inspiração nas técnicas de bullet journal e zines, como frases, símbolos e referências feitas em um caderno ou folha solta de papel, agora as colagens ganham as paredes como plataforma, trazendo personalidade, identificação e um ar descolado para o ambiente.

 

 

Edgar Sacchi_ton sur ton

5- Ton Sur Ton

O famoso “tom sobre tom” está de volta! Diferente do monocromático, com o predomínio de apenas uma cor e tom, o Ton Sur Ton se baseia na utilização de diversos tons, desde o mais claro ao mais escuro da mesma nuance. Criando uma harmonia no conjunto de peças, o “ton sur ton” garante uma atmosfera mais aconchegante e clean.

 

 

Edgar Sacchi_azulejos alem da cozinha

6- Azulejos

Se 2019 foi o ano dos azulejos coloridos na cozinha e em áreas gourmet, a tendência se mantém em 2020 com um upgrade: os azulejos estão sendo mais visados em outros ambientes, como áreas externas, salas e lavanderias.

 

 

Edgar Sacchi_curvas no mobiliario

7- Curvas no mobiliário

Se o comum eram os móveis simétricos e retos, a mobília curvilínea está ganhando mais espaço. Sofás, mesas, cadeiras, entre outros mobiliários com formas mais orgânicas e inusitadas garantem um ar sofisticado e um tanto futurista. Em projetos arquitetônicos, o uso do material Corian pode ser interessante para garantir essa estética mais moderna.

 

 

Edgar Sacchi_design sensorial

8- Design sensorial

O resgate pelas sensações e memórias chegam com o design sensorial, que busca estimular os sentidos através de itens que compõe o décor dos ambientes. Para além do que vemos, o design sensorial se preocupa com a forma em que as pessoas percebem e se recordam dos ambientes.

A fim de garantir bem estar e sensação de conforto, a sinestesia na arquitetura e decoração também usa a tecnologia sob um viés bastante afetivo, gerando uma atmosfera que mescla modernidade com elementos da natureza e estética retrô.

No objetivo de atingir todos os sentidos, o uso das luzes (naturais ou artificiais) e das cores é usado para estimular a visão e impactar humor positivamente. Além disso, a brincadeira entre brilhos e texturas estimulam o tato, e outros elementos como a acústica, o uso de vitrolas ou aromatizantes são utilizados para jogar com a audição e o paladar.

 

Informações: www.edgarsacchi.com