Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
owen-lystrup-boLgiM0qwkg-unsplash Cidades - Postada em: 26/07/2022

As vantagens e desafios de ser corretor de imóveis na atualidade

Os corretores têm e sempre terão um importante papel quando o assunto é a venda ou aluguel de imóveis, já que fazem a ponte entre todos os interessados, garantindo mais segurança e comodidade. A profissão está em alta e tem chamado a atenção de diversas pessoas como um caminho assertivo na geração de renda. De acordo com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), no início de 2020 havia 390 mil profissionais e em 2021, 430 mil, um crescimento de 11%.

O fato do setor de imóveis estar aquecido é um dos motivos que tem feito com que mais pessoas busquem pela profissão. Segundo o estudo Indicadores Imobiliários Nacionais, do 4º trimestre de 2021, divulgado em fevereiro deste ano e realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, empresa de pesquisa e consultoria em negócios, o número de vendas de novos imóveis cresceu 12,8% em 2021, em comparação com 2020, e os lançamentos registraram aumento de 25,9%.

Além do atual aquecimento do setor, a tendência é que este cenário permaneça pelos próximos anos, o que é mais uma vantagem para aqueles que já atuam na área ou que pretendem ingressar nela. As tecnologias, cada vez mais presentes no ramo imobiliário, estão contribuindo para mais avanços como por exemplo, o tão falado metaverso, que pode facilitar o trabalho dos profissionais, eliminando fronteiras e gerando novas formas de fazer negócio.

É importante destacar que já há tecnologias que facilitam o dia a dia dos profissionais. Permitir que corretores não se preocupem com questões burocráticas e morosas para que se dediquem mais ao atendimento ao cliente parece sonho, mas já é uma realidade graças à transformação digital. E por falar na experiência de consumo, em uma sociedade cada vez mais em busca de atendimento humanizado, personalizado e facilidade, a atuação consultiva de corretores passa a ser valorizada.

Claro que o avanço tecnológico e as mudanças econômicas no país são desafios para os profissionais do setor, já que exigem constante estudo e atenção, mas são ações essenciais para que corretores não fiquem para trás. Também são passos importantes para se destacar em meio a concorrência.

Consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso todo o estudo por parte dos profissionais é essencial. Compreensão sobre o mercado atual, tendências, comportamentos da sociedade e os gostos e necessidades de cada cliente fazem com que corretores ajam como verdadeiros consultores.

Portanto, é possível concluir que trabalhar com imóveis exige muito preparo e quando este é bem executado e aplicado em conjunto com as inovações e plataformas tecnológicas já existentes, as vantagens são enormes para todos os envolvidos nessa cadeia.

*Eduardo Menegatti é CEO da Vivalisto, primeira e maior plataforma de gestão transacional para compra e venda de imóveis, que facilita o trabalho das imobiliárias, clientes finais e corretores e que oferece inovações tecnológicas para que profissionais estejam focados em conseguir novos negócios e não se preocupem com as questões burocráticas. Eduardo é formado em Administração e é especialista em Gestão Empresarial e Finanças.

Foto destaque por: Owen Lystrup via Unsplash