Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
mercado01 Cidades - Postada em: 13/07/2018

Brasileiros avaliam qualidade de vida em 6,4

Pesquisa realizada em 12 capitais brasileiras considerou aspectos que contribuem para o bem físico e psicológico

 

Cada vez mais buscada, a qualidade de vida é um conjunto de condições que contribuem para o bem físico e psicológico dos habitantes de todo mundo e serve para medir diversos atributos. Pensando em entender a qualidade de vida brasileira, o Viva Real, empresa do Grupo ZAP, elaborou a pesquisa “Mapa da Qualidade de Vida 2018 – Viva Real”, junto a 3.990moradores de 12 capitais do país para decifrar diversos temas que envolvem o assunto. Ao todo, as capitais representam 28% do PIB brasileiro.

Questionados sobre qualidade de vida atual, 68% dos respondentes citaram notas de 7 a 10, portanto a percepção é positiva, com nota média de 6,4, em uma escala de 0 a 10, sendo 0 péssimo e 10 excelente. A cidade com maior nota média é Florianópolis (7,0), e a pior nota média é Rio de Janeiro (6,1).

Os respondentes ressaltaram  o que – para eles – é importante para se ter uma boa qualidade de vida, dentre os principais pontos justificados entre mais satisfeitos com seu momento atual estão: saúde, estabilidade financeira, relações pessoais, pouco tempo trânsito e boa alimentação. Já entre os que deram notas baixas, os pontos a melhorar são: sensação de segurança, estabilidade financeira, prática de exercícios, lazer, ter ou quitar a casa própria e ter mais tempo livre.

Dentro da pesquisa é possível realizar uma análise pela geração (X, Y e baby boomer) e classe social. As três gerações deram nota  6,3 para qualidade de vida. Já em classe social, quanto maior o poder aquisitivo, maior a percepção de qualidade de vida, com classe A e B (6,8), C (6,4) e D/E (6,0).

Para a Gerente de Inteligência de Mercado do Grupo ZAP, Cristiane Crisci, a demanda por qualidade de vida será cada vez maior. “Viver em centros urbanos traz benefícios, como mais opções de trabalho e estudo, em contrapartida sabemos que há alguns fatores negativos como poluição e trânsito. Ao lançar a pesquisa, o Viva Real visa medir fatores que levam à Qualidade de Vida, assim como pontos a serem melhorados na visão dos moradores das principais capitais brasileiras”, explica.

Em definição o que é qualidade de vida para os entrevistados em poucas palavras, os termos mais citados foram: paz, tranquilidade, segurança e saúde.

 

Informações: www.zapimoveis.com.br