Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
Casa apartamento Guia de compra - Postada em: 29/06/2017

Casa ou apartamento. Qual a melhor opção?

Especialistas comparam as vantagens de morar nos dois tipos de imóvel. Confira os resultados

A discussão a respeito das vantagens de morar em uma casa ou em um apartamento é bastante antiga. Há quem defenda a vida em uma casa, citando a relativa ausência de regras para defender seu ponto de vista, e quem prefira a vida em um condomínio, alegando que a segurança, nesse estilo de habitação, é muito maior.

Não sabe qual escolher? Então confira a seguir os comparativos de cada tipo de imóvel:

 

* Quais são os benefícios de morar em casas, segundo especialistas

- Liberdade

Uma das principais vantagens de morar em uma casa é a liberdade da qual o morador goza, podendo ouvir música no volume que deseja, fazer obras quando bem entender, pintar o imóvel da cor que desejar, entre uma série de outras coisas que não estão ao alcance de quem mora em um edifício.

- Espaço

Outro grande benefício que a maior parte de quem mora em casa leva sob quem vive em apartamento é um maior espaço para guardar coisas. Sem dúvida, a maior parte das casas são mais espaçosas que os apartamentos, sendo melhores para pessoas que têm família grande.

- Ausência de vizinhos

Outra vantagem de uma casa em relação a um apartamento é a distância maior que existe entre os vizinhos, o que não só evita ocorrência de encontros indesejados, mas também de reclamações por barulho. A moradora, por exemplo, poderá andar de salto alto pela casa tranquilamente.

- Nada de condomínio

A maioria que vive em casa não quer se mudar para um apartamento de jeito nenhum, porque não suporta a ideia de pagar todos os meses a taxa de condomínio. Apesar de esse custo ter seu motivo em um edifício, ainda assim é um custo, sendo quase um segundo aluguel.

* Quais são as vantagens de morar em apartamentos, segundo analistas:

- Segurança

Se um dos principais benefícios de morar em uma casa é a liberdade, ao mesmo tempo também pode ser uma desvantagem. Todavia, também representa uma desvantagem, já que por ser isolada há riscos maiores de que assaltos ocorram. Nesse quesito, a vantagem é dos prédios, que tem em geral um sistema completo de segurança.

- Custos compartilhados

Outra vantagem dos apartamentos é que boa parte dos custos acabam sendo compartilhados. A fachada precisa ser renovadas? Não caberá apenas a um morador gastar com isso sozinho, e sim a todos. Em muitos condomínios, até mesmo a conta de água e gás são gastas de forma compartilhada.

- Infraestrutura

A maioria dos edifícios residenciais, atualmente, oferece uma estrutura completa para os moradores, com piscina, academia e salão de festas. Alguns prédios negociam com empresas especializadas e oferecem cursos para os condôminos, como costura, finanças e até computação.

- Amizades

Muitas pessoas não gostam de vizinhos e preferem morar em uma casa para se afastar. Por outro lado, quem gosta de interagir e adoraria fazer novos amigos, um prédio pode vir a ser uma excelente opção, já que o morador não estará próximo de outras pessoas, mas também usará áreas sociais que garantirão interatividade com outros moradores.

* Veredito

Por incrível que pareça, o veredito é que não há veredito. O que é melhor ou pior dependerá daquilo que o interessado mais valoriza. Se a pessoa gostar de cuidar 100% de sua casa sem interferência de terceiros, quer pagar o mínimo de contas possíveis (como condomínios), nem deseja encontrar pessoas sempre que sair, uma casa é a melhor alternativa.

Porém, se a pessoa preferir viver em uma sociedade e ter uma infraestrutura completa, com segurança e lazer, a opção ideal é o apartamento.

 

Informações:

www.guardamoveiscopacabana.com.br

http://blog.brhouseimoveis.com.br

http://blog.racon.com.br