Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
Contratações da carteira de crédito imobiliário perfizeram R$ 91,1 bilhões em 2015. Desse volume, 60,9% foram de recursos do FGTS e 38,2% foram da caderneta de poupança Top Lists - Postada em: 18/05/2015

Cinco passos para valorizar o imóvel

Pequenos reparos, manutenção, limpeza e até decoração podem ser decisivos para tornar o local mais atrativo na hora de vender

 

Adquirir uma casa é um sonho para muitos. Não faltam interessados para comprar uma unidade. Para quem pretende vender seu imóvel em curto e médio prazo deve agilizar algumas providências para valorizar seu bem e conseguir um bom negócio.

A primeira recomendação de especialistas é se imaginar no lugar de alguém que interessado pela casa ou o apartamento. O proprietário deve visualizar como o potencial comprador prestará atenção em detalhes como paredes, pisos, sala, dormitórios, banheiro, entre outros itens.

Para deixar o imóvel mais atrativo e obter um preço desejado, é necessário criar um ambiente para que o interessado possa se imaginar morando e realizar intervenções de manutenção, como reparos necessários nas instalações.

Pequenos investimentos podem destacar o imóvel, o que pode conferir em venda mais rápida, eficaz e até por um bom preço. Para facilitar, alguns analistas oferecem cinco dicas simples e práticas para valorizar a casa:

 

1- Manutenção

De forma preventiva e constante, é necessário realizar uma manutenção no imóvel, o que sai mais barato e garante a durabilidade do local. Problemas elétricos e hidráulicos, pia rachada, vazamentos, manchas na parede e no teto, pisos quebrados e outros defeitos não resolvidos podem pesar na decisão de compra da casa.

Imovel venda 3

2- Pintura

Se as portas estiverem com pintura nova, especialmente a de entrada, proporcionam boa impressão ao potencial comprador. No caso dos cômodos, cores claras aumentam a sensação de amplitude. O ideal é optar por tons mais quentes de branco, que são mais convidativos do que tons mais frios.

 

3- Limpeza

Procure deixar pisos limpos e ambiente sem mal odor. Cheiros desagradáveis como cigarro e de animais podem ficar impregnados, o que pode ser solucionado com produtos para eliminar o odor.

Ambiente aconchegante atrai interessados. Manter em bom estado itens como paredes, pisos e instalação elétrica também valorizam o local
Ambiente aconchegante atrai interessados. Manter em bom estado itens como paredes, pisos e instalação elétrica também valorizam o local

 

4- Organização

É aconselhável remover todos os objetos desnecessários dos móveis. Esse aspecto ajuda ao interessado imaginar suas coisas no espaço. Portanto, quanto mais o ambiente ficar clean melhor. Procure rearrumar ou remover alguns móveis da casa. Cômodos com menos móveis parem ficar maiores.

Na cozinha, retire itens como ímãs de geladeira, lixeira de pia e qualquer objeto sobre ela. No caso das camas, sempre devem estar arrumadas e com lençóis esticados. Já no banheiro, o ideal é colocar toalhas coordenadas e dobradas no suporte de toalhas. Aproveite e tire escovas e pasta de dentes da bancada da pia.

 

5- Ambiente aconchegante

Deixe as luzes acesas nos cômodos, abra as cortinas e, se possível, coloque uma música ambiente. Certifique-se que as tampas dos sanitários estejam abaixadas. No caso de dias quentes, deixe o ar condicionado ligado.

 

Informações: http://creci-rj.gov.br e www.centropedesign.com.br