Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
Parque da Aclimação_cred Lukaaz Wikipedia Top Lists - Postada em: 17/05/2019

Conheça o perfil de 5 bairros para morar em SP

Localização, segurança e comércio devem ser prioridades na hora de escolher um local para viver

A busca por um bairro para morar pode ser um momento difícil para muita gente. Em uma cidade grande como São Paulo, opções de moradia não faltam. Mas, como escolher o melhor bairro para viver?

Segundo o CEO da Casafy, Renato Orfaly, o principal ponto a ser considerado na escolha de um bairro é a localização, pois irá favorecer a qualidade de vida dos moradores. Também é necessário observar a infraestrutura do local como transportes públicos, mercados, farmácias e parques, além da segurança e qualidade das construções.

Confira cinco dicas de bairros para morar em São Paulo e perfil de cada um, segundo a Casafy – portal global de venda e aluguel de imóveis.

1- Aclimação

O bairro da Aclimação (foto) tem como ponto alto o parque que originou seu nome. Com vários animais, espaços de recreação e uma lagoa, o espaço tornou-se orgulho para os moradores que ali vivem. Porém, a região passa por uma verticalização, com construção de novos prédios, novos moradores e um aumento expressivo no comércio.

O local é muito procurado por quem busca áreas de lazer e uma boa localização, pois fica próximo às estações de metrô Ana Rosa, Vila Mariana e Vergueiro. Já o preço do metro quadrado na Aclimação segue a média da cidade, mas a grande dificuldade está na pouca oferta de imóveis para alugar.

2- Vila Pompeia

Localizado na Zona Oeste, o bairro da Pompeia é uma região conhecida entre os paulistanos pela sua infraestrutura e qualidade de vida proporcionada aos seus moradores. Conta com mais de 100 anos de história, quando a região era habitada por chácaras e, ao longo dos anos, foi ganhando ares de bairro industrializado.

A antiga vila operária carrega o progresso da verticalização da cidade quando, ao mesmo tempo, mantém uma aura provinciana. As ruas são arborizadas, com áreas de lazer como praças e o Sesc. Para se locomover, o morador tem acesso ao metrô e vias que dão acesso à Avenida Paulista e Marginal Tietê. O bairro é sede de bandas brasileiras como Os Mutantes, Tuti Frutti e Made in Brazil.

3- Vila Mariana

A Vila Mariana é uma das regiões mais desenvolvidas de São Paulo, ocupando o ranking dos 10 bairros com melhor índice de desenvolvimento humano na capital. O local é rico em centros culturais como Casa Modernista, Cinemateca Brasileira, Museu de Arte Contemporânea e o Sesc, além do Teatro Popular João Caetano.

Entre os principais atrativos da Vila, estão a facilidade no deslocamento como o acesso às Avenidas Vinte e Três de Maio, Pedro Álvares Cabral e três estações de metrô – Vila Mariana, Ana Rosa e Santa Cruz. O bairro também conta com vasta opções de bares e restaurantes, clássicos da noite paulistana.

4- Ipiranga

O bairro Ipiranga é uma região histórica da transição de colônia para país independente. Nas margens do rio, onde fica o Parque da Independência, Dom Pedro I bradou o histórico grito “Independência ou Morte!”. Além do monumental parque, a região é repleta de vias de acesso, inclusive a Rodovia Anchieta, padarias, restaurantes, farmácias e outros serviços fundamentais para o cidadão.

Localizado na Zona Sul, o  Ipiranga conta com pequenos sobrados típicos da metade do século passado, com dois andares e próximos à calçada, e por ostentosos edifícios, que a cada dia aumentam sua presença no bairro. Entre os atrativos para se viver no Ipiranga, estão a facilidade de locomoção, por conta da estação de metrô Sacomã e o acesso a linhas de ônibus, comércio variado e parques históricos.

5- Brooklin

O bairro do Brooklin é caracterizado pelos seus modernos prédios empresariais e construções residenciais convivendo em paz, rodeados por ruas arborizadas e limitados ao Oeste pelo Rio Pinheiros.

A região está afastada do centro, mas conectada a avenidas que facilitam o deslocamento pela cidade, além de contar com opções de transporte público, como a estação de trem Berrini, a nova estação de metrô Brooklin e diversas linhas de ônibus. A vida noturna no bairro é agitada com bares, restaurantes e casa noturnas, todos muito frequentados em happy hour. O Brooklin também é sede de um dos cartões postais de São Paulo – a Ponte Estaiada.

Informações: https://casafy.com.br

Foto: Parque da Aclimação. Crédito, Lukaaz/ Wikipedia