Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
mercado USA LA 0 Giro pelo mundo - Postada em: 14/02/2020

EUA podem criar aluguel para atender demanda de imóveis de baixa renda

Projeto de lei prevê oferecer recursos para diminuir um déficit habitacional que chega a 1,6 milhão de unidades

 

O mercado imobiliário dos Estados Unidos vive um grande dilema de escassez de ofertas, especialmente no segmento de baixa renda. A demanda ultrapassou o volume de unidades disponíveis, que chega a 250 mil residenciais entregues por ano.

Atualmente, o déficit habitacional naquele país chega a 1,6 milhão de unidades. Esse índice corresponde a cerca de um ano de construção de casas no ritmo atual de obras no setor local.

Para resolver a questão, o Congresso norte-americano vai analisar um projeto de lei, que visa destinar recursos para oferecerem aluguel de imóveis populares. O chamado “Trust Fund” (“fundo de confiança” em inglês) pretende ampliar de forma significativa o número de apartamentos para locação a preço acessíveis.

Segundo Diane Yentel, presidente da Coalizão Nacional de Moradias de Baixa Renda dos EUA, há apenas 4 milhões de casas para aluguel disponíveis para mais de 11 milhões de famílias de baixa renda naquele país.

Dados do Centro de Orçamento e Prioridades Políticas dos Estados Unidos apontam que 10,7 milhões de famílias de baixa renda pagam mais da metade de sua renda para alugar a casa. Dessa forma, como salienta a entidade, essas pessoas deixam de atender necessidades como alimentos e medicamentos para manterem sua moradia.

Já as construtoras encontram dificuldades para lançarem imóveis populares devido a restrições de zoneamento e o elevado custo das obras devido às despesas com materiais de construção (com tarifas mais altas nos produtos importados) e à escassez de mão de obra, com restrições mais rígidas aos trabalhadores imigrantes.

 

Informações: www.nlihc.org e www.cbpp.org