Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
decoração quadros Decoração - Postada em: 11/09/2017

‘Faça Você Mesmo’: Entenda como a técnica está inserida no setor de decoração

* Lízia Witzel

 

Apesar da crise econômica, o segmento de decoração no Brasil vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, principalmente na cidade de São Paulo. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela MultiCrédito, o mercado de decoração em 2016 apresentou um aumento de 21% em relação aos anos anteriores. Mas por qual motivo esse crescimento é constante?

Decoração é uma prática sem fim. Desde a pintura, escolha dos diversos tons para os ambientes, até os móveis e acessórios, é sempre necessário inovar, principalmente com a chegada das novas tendências. Por isso, mesmo em época de estagnação financeira e com o corte de gastos feito pela maioria das pessoas, a busca pela mudança em ambientes residenciais e corporativos ainda é grande.

Uma nova tendência que está chegando ao Brasil nos últimos anos é o “Faça Você Mesmo”, ou o famoso DIY- Do It Yourself, em que são feitos pequenos trabalhos sem ajuda de um profissional. O brasileiro tem o costume de contratar jardineiro, pintor, eletricista, mas será que é preciso da ajuda deles para reformar e manter um ambiente? A resposta, em alguns casos, pode ser não!

Por meio de instruções e manuais que podem ser encontrados na internet, o trabalho se torna mais simples e econômico, longe de ser um bicho de sete cabeças. Também conhecido como bricolagem, o “Faça Você Mesmo” é um conceito aplicado diariamente nos Estados Unidos desde a década de 1950. Na época, com o encarecimento da mão de obra, surgiu a necessidade das próprias pessoas resolverem pequenos reparos e manutenções em suas casas, sem o auxílio de um profissional especializado. As indústrias também se adaptaram a essa situação, levando facilidades na hora da montagem de produtos.

Como o assunto aqui é decoração, o “Faça Você Mesmo” é aplicado de diversas maneiras e pode ser incluído muito facilmente no setor, fato que auxilia, consequentemente, no bolso dos brasileiros. Com a criatividade é possível criar itens de decoração e deixar o ambiente do jeito que você imagina. Invista em uma decoração com pallets de madeira, luminárias de papel, arranjo de flores em garrafas de vidros, cestos na parede do banheiro, entre outras diversas opções que podem ser inseridas dentro dos ambientes se usarmos a criatividade.

Portanto, é fácil entender o porquê de tantos olhos voltados para o setor de decoração. As pessoas apostam cada vez mais em opções que tragam conforto para os ambientes e que, ao mesmo tempo, sigam tendências de decoração. Com o uso da técnica do “Faça Você Mesmo”, é possível sempre inovar na decoração de uma forma econômica. E esta é uma tendência que a médio e longo prazo poderá se solidificar.

Lízia Witzel é sócia-fundadora da plataforma Interiores All Online
Lízia Witzel é sócia-fundadora da plataforma Interiores All Online

 

Mas é sempre bom lembrar que nada substitui um profissional. Em casos mais complexos, como uma reforma que pode alterar a estrutura ou remodelar um ambiente, existe a necessidade de um especialista que avalie as alterações. Ampliação de espaços e a busca por peças que possam ajudar na composição de um ambiente, seja residencial ou corporativo, muitas vezes precisa de paciência e conhecimento.

Lízia Witzel é sócia-fundadora da Interiores All Online, plataforma que possui a proposta de trazer serviços de decoração de forma totalmente Online.

 

Informações: www.interioresallonline.com.br