Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
WhatsApp Image 2018-07-11 at 14.36.40 (1) Cidades - Postada em: 11/07/2018

Fazenda Dona Carolina possui primor e muita história em Itatiba

Empreendimento consegue preservar história e oferece serviço de excelência para hóspedes bem pertinho da capital

Construída por Dona Carolina e seu marido José Alves Cardoso, em 1872, a Fazenda Jaboticabal – como era chamada antigamente – além de ter sido um local importante para a produção de café e de cachaça, ficou conhecida por libertar seus escravos antes da Abolição e conceder terrenos para que essas pessoas pudessem morar e produzir. Foi um ato humanitário e de grande sensibilidade da proprietária, que era na época uma das mais fervorosas abolicionistas.

Após a morte de Dona Carolina, em 1919, a fazenda recebeu seu nome em homenagem e o preserva até hoje. Seus descendentes decidiram então reestruturar o lugar e o transformar no belíssimo hotel que oferece muito mais do que apenas acomodações.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

O empreendimento, além de oferecer excelente serviço, conta com diversas atividades que podem ser feitas em família e ao ar livre, como tirolesa, caiaque, arvorismo, quadras poliesportivas, arco e flecha, slackline, cavalgada e pesca esportiva. Ainda há uma bem estruturada hípica, redário, quase 40 km de trilhas ecológicas e espaços para o lazer, como salão de jogos, playground, piscina climatizada com sombras naturais e Spa completo com sauna seca e úmida, hidromassagem, massagem relaxante, drenagem modeladora, limpeza de pele e salão de beleza.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

No entanto, o grande diferencial são as experiências proporcionadas pela Fazenda Histórica, a começar com uma viagem de mais de 150 anos, que conta com um guia para relatar toda a história que envolve o local.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Cercado por alamedas, fontes de água mineral e jardins que lembram pequenos parques europeus, a construção em estilo colonial se destaca com suas paredes brancas e suas enormes janelas azuis.

WhatsApp Image 2018-07-11 at 14.36.43 (1)

No Tour do Café, o visitante poderá conhecer todo o processo de produção que é realizado desde a sua fundação, podendo conhecer as plantações e ainda ter a oportunidade de degustar o café gourmet Dona Carolina, que tem produção exclusiva e selecionada.  Outro tour que não pode ficar de fora, é o da cachaça. Todos os procedimentos, desde o plantio ao engarrafamento são feitos na Fazenda.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Vale ainda ressaltar que o Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina oferece diariamente uma intensa programação de lazer. São mais de 15 profissionais que se dividem para entreter adultos e crianças, com brincadeiras lúdicas, caminhadas, teatros, jogos, esportes de aventura, pescaria esportiva e atividades de integração. Sem molestar ninguém a equipe consegue convencer adultos e crianças a deixar os aposentos para explorar toda a beleza e riqueza de paisagens e ambientes que hotel fazenda oferece.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Outro destaque vai para a gastronomia. São nada menos que sete espaços para aproveitar o melhor da culinária que é oferecida, seja no delicioso café da manhã tradicional da fazenda no Café do Bosque, saboreando buffett completo de saladas, pratos quentes, massas e sobremesas nos restaurantes Seo Oscar, Cavalariça e Quiosque, ou provar drinks e coquetéis especiais, além de uma completa carta de vinhos no Bar do Piano e da Piscina. O atendimento é simplesmente impecável;

Conforto e comodidade

Foto por Cláudio Lacerda Oliva
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

O hotel conta com 94 acomodações classificadas em Suíte Junior, Suíte Vip, Suíte Master, Luxo e Luxo Vip, todas com vista para a natureza exuberante da fazenda; Nos apartamentos os hóspedes tem o conforto de equipamentos como TV com canais por assinatura, frigobar, cama king-size, internet Wi-Fi e banheira e no banheiro secador de cabelos e amenites da marca Loccitane.

Itatiba, a Princesa da Colina

Localizada a apenas 80 km de São Paulo – cerca de 1 hora e meia – o município de Itatiba, fica na região de Campinas, é recheada de atrativos bem diversificados e para todas as idades, o que atrai diversos turistas o ano inteiro. Foi no ano de 1786 que Itatiba ganhou seus primeiros registros de moradia, recebendo após alguns anos, o título de cidade. Seu apelido de Princesa da Colina, é devido a sua localização no meio de colinas, de onde é possível ter uma visão panorâmica belíssima de cidade. Totalmente cercada por um grande Mar de Morros, Itatiba oferece um clima agradável e cenários de tirar o fôlego.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Foi apenas em meados de 1960, que o local se desenvolveu de maneira a receber suas primeiras industrias no ramo moveleiro, que se especializou na produção de móveis em estilo colonial. Devido a isso, ficou conhecida como a “Capital Brasileira do Móvel Colonial”.

A indústria se diversificou para além do ramo moveleiro, e hoje produz tem também grande produção na agricultura, em especial no cultivo de vagem e caqui, o que faz Itatiba ser um point voltado para o Turismo Rural e Histórico Cultural.

O centro histórico da cidade é rodeado por prédios e igrejas que estão bem conservados até hoje. As construções guardam memorias dos antepassados, que podem ser resgatadas no Museu Histórico Municipal, no Arquivo Público Municipal e no Conservatório Municipal Profª Alba Panzarin Degani.

Outros destaques vão para a Praça da Bandeira que é o principal logradouro da cidade, o Palacete Damásio, os casarões coloniais Solar dos Alves Lanhoso e Solar Ferraz Costa, e o Paço Municipal que hoje serve como Centro de Capacitação Solidária.

Próximo do centro, fica o Mercado Municipal Dona Lica, que está instalado onde um dia foi uma fábrica de fósforos em meados do século XX.  No “Mercadão”, é possível encontrar diversos produtos que são produzidos nas fazendas e sítios aos arredores da cidade, como legumes e verduras, cereais, frutas, queijos e doces caseiros, e outras especiarias. O espaço conta com uma praça de alimentação que possui diversos points gourmets, área verde de lazer e espaço de convivência.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

O Parque Luís Latorre, chamado também de Parque da Juventude, é um dos principais lugares de lazer dos moradores e que atrai muitos visitantes, pois oferece diversas áreas para piquenique, circuitos para caminhadas e corrida, trilhas ecológicas, parque infantil e duas quadras poliesportivas, e ainda podem fazer isso contando com a bela vista do lago. É ali que fica o pavilhão de exposições em formato de concha, que recebe as principais festas do município como o Carnaval, Festa do Caqui, São Pedro, San Gennaro e Aniversário da Cidade.