Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
Imagem: Divulgação / Opus Incorporadora Cidades - Postada em: 18/01/2022

Goiânia facilita desejo de morar perto de áreas verde

Com muitos parques e praças, cidade contribui para o bem-estar dos moradores e possui muitos empreendimentos em suas proximidade

Morar próximo a áreas verdes pode te fazer viver mais. Estudo publicado no site The Lancet Planetary Health, feito com base na análise de outros nove estudos acadêmicos que rastrearam 8,3 milhões de pessoas em sete países, apontou que um aumento de apenas 10% no tamanho e na quantidade de áreas verdes pode representar uma queda de 4% nos níveis de mortalidade prematura. O levantamento considerou, através de imagens de satélites, as áreas verdes localizadas a uma distância de até 500 metros das casas das pessoas. Não era necessário ser uma floresta, as praças e parques urbanos, desde que arborizados, já são considerados áreas verdes válidas.

Divulgação Opus Incorporadora
Imagem: Divulgação / Opus Incorporadora

 

Em outra pesquisa, do Departamento de Parques e Recreação de Miami e com os cursos de Medicina e Arquitetura da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, foi constatado que nos bairros mais verdes, a incidência de diabetes foi 14% menor e a hipertensão, -13%. Esses levantamentos confirmam que, mesmo vivendo em grandes centros urbanos, morar perto de áreas verdes contribui para a saúde. Em Goiânia, cidade conhecida como a mais verde do Brasil, por exemplo, existem vários parques e praças para o uso da população. Com mais de 1,5 milhão de moradores, a capital chega a 94 m² de área verde por habitante.

 

Atenta às pesquisas e demandas, a Opus Incorporadora busca erguer seus empreendimentos próximos às áreas verdes, com acesso facilitado ao futuro morador. Um exemplo é o Sunna, localizado em frente à Praça do Sol, no Setor Oeste, onde a população pode praticar exercícios físicos e ainda conta com parquinho para as crianças e pet place para os animais. A praça também é local da tradicional Feira do Sol, que funciona todos os domingos, no fim da tarde.

 

Com projeto de Frederico Bretones, a fachada do Sunna By Opus possui design original marcado por linhas curvas e varandas desenhadas uma a uma, com destaque para a vegetação que pode ser mantida no local, aproximando ainda mais os moradores do verde e da sensação de bem-estar. “O uso de vegetação nas fachadas nasceu após conclusão de que as pessoas buscam locais agradáveis, como morar em um apartamento como se fosse casa. É oferecer uma qualidade de espaço”, destaca o arquiteto.

 

Um parque no quintal
Outro parque relevante na cidade é o Vaca Brava. Com seus 79.800 m², é um dos mais tradicionais e conhecidos em Goiânia. Localizado no Setor Bueno, o espaço possui um lago, pista para caminhada, academia ao ar livre e uma extensa área verde para piquenique e descanso. Fica ao lado de um shopping, hipermercado e principais avenidas. Ou seja, um local onde muitas pessoas desejam morar perto.

 

A poucos metros dele, um empreendimento está sendo erguido é o Trya by Opus, próximo a outro residencial já entregue pela incorporadora, o Casa Opus Vaca Brava. Os dois prédios chamam a atenção, além de outras características, pelo design moderno e a proximidade ao Vaca Brava. “Morar em frente ou próximo a um parque é o desejo de muitos goianos, além de agradável e de ter uma bela vista, incentiva a prática de esportes ao ar livre”, destaca o diretor da empresa, Dener Justino.

 

Imagem: Divulgação / Opus Incorporadora
Imagem: Divulgação / Opus Incorporadora

E, se não tem uma praça ou parque perto, a Opus Incorporadora inova e entrega, além do empreendimento, uma área verde para a vizinhança. A Reserva Ybiti, no setor Serrinha, contará com residenciais em uma quadra planejada, e um parque linear de acesso gratuito para a população. A área verde está sendo implantada dos dois lados da Rua Samuel Morse, em uma faixa de seis metros e, quando for concluída, terá 360 metros de extensão. O projeto é assinado por um dos arquitetos mais reconhecidos por sua atuação com paisagismo no Brasil, Benedito Abbud.

 

Parte do parque linear já foi entregue. Todo o projeto dos empreendimentos foi recuado e a área foi doada para o equipamento público. No local, já existe uma academia ao ar livre, uma pista de caminhada, playground para as crianças e pet place para os animais de estimação. Nas próximas etapas, o parque receberá ciclovia, wi-fi e estação de abastecimento de veículo elétrico, além de uma vegetação exuberante projetada com irrigação automatizada. “O bem-estar da população e o bom relacionamento com a vizinhança fazem parte de nosso propósito. Consideramos que um parque traz o frescor para amenizar as altas temperaturas e estimula a boa convivência entre as pessoas”, destaca Dener Justino.