Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
imagem_release_1631526 Cidades - Postada em: 14/03/2019

Guarujá vai realizar Conferência Municipal de Meio Ambiente

Na pauta, o Corredor Ecológico de Guarujá. Uma vez consumado, ocupará cerca de 50% do território do município.

No dia 27 de Março, das 9h00 às 17h00, no Casa Grande Hotel Resort & SPA, a conferência deste ano terá como tema a criação do Corredor Ecológico de Guarujá. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá, por meio do regimento interno do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, em parceria com o Fórum Permanente da Agenda 21, a partir dos estudos iniciados pelo Instituto de Segurança Socioambiental – ISSA, entidade sem fins lucrativos que visa promover atividades de segurança e proteção socioambiental. Entre os apoiadores, estão entidades do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, com a divulgação de informações também disponíveis no site do Guarujá Convention and Visitors Bureau:www.visiteguaruja.com.

Ao unir as duas APAs (Área de Preservação Ambiental da Serra do Guararu e a Área de Preservação Ambiental da Serra de Santo Amaro), o Corredor Ecológico de Guarujá ocupará cerca de 50% do território do município. Trata-se de um dado relevante, que implicará em um reordenamento efetivo e de qualidade para o destino Guarujá, em seu todo. A criação de um corredor ecológico é entendida como estratégia eficiente para a conservação da biodiversidade. E, também, um vigoroso mecanismo de ordenamento territorial do município de Guarujá.

Maria Laudenir Cardoso Soares de Oliveira, presidente do Guarujá CVB, entende que “a criação de outra Unidade de Conservação de Manejo Sustentável, para viabilizar o Corredor Ecológico de Guarujá, constitui um inegável instrumento de gestão participativa. Daí o nosso apoio entusiasmado à realização da Conferência Municipal de Meio Ambiente”.

Sidnei Aranha, secretário de Meio Ambiente de Guarujá, considera que “a conferência será um grande evento, onde vamos mobilizar a sociedade para uma discussão mais apurada daquilo que está acontecendo no município em termos de políticas públicas ambientais da cidade. O evento vai focar não só a criação da 2ª APA de Guarujá, da Serra de Santo Amaro, como também do Corredor Ambiental”.

Programação do Evento

08:00 h – Credenciamento
08:30 h – Abertura realizada pelas autoridades
09:30 h – Palestrante: Professor João Leonardo Mele com o tema: Criação do Corredor Ecológico
10:30 h – Palestrante: Doutor Osmair Chama Jr – Promotor Público da área ambiental de Guarujá
11:30 h – Diretrizes dos Trabalhos Práticos que serão desenvolvidos no período da tarde
12:00 h – Intervalo para o almoço
13:00 h – Eixos Temáticos Agenda 21

Eixos Temáticos

  1. Dimensão Ambiental e Territorial
  2. Dimensão Social Cultural e Comunitária
  3. Dimensão Econômica
  4. Dimensão Política e Governança Social

15:30 h – Intervalo
16:00 h – Apresentação da Sistematização dos Trabalhos
17:00 h – Encerramento dos Trabalhos da Conferência
17:15 h – Exposição de Pesquisas e Projetos
18:00 h – Encerramento da Exposição.

Endereço: Av. Miguel Estefno, 1001 – Enseada, Guarujá – SP.

Serviço

A participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados na pauta, desde que os interessados estejam inscritos previamente, por meio do preenchimento de formulário disponível no site da prefeitura, no link Conferência 2019 (online), até o próximo dia 26 de março de 2019. Dia 15 de março de 2019 encerra o prazo para a inscrição de trabalhos ou projetos socioambientais a serem divulgados na Conferência.Vagas limitadas.

ww.issa.net.br

Foto:  APA Serra do Guararu (Guarujá) em Plano de Manejo ISSA