Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
mercado precos credito aluguel Mercado - Postada em: 13/01/2021

Inflação do aluguel tem alta mensal de 1,89% em 1ª prévia de janeiro

IGP-M voltou a acelerar, puxado pelos preços no atacado

 

Importante referência da economia brasileira, o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) apresentou um crescimento de 1,89% no primeiro decêndio de janeiro. O resultado representou uma aceleração frente à leitura inicial de dezembro (+1,28%). Com o resultado, o indicador acumula incremento de 24,87% em 12 meses.

Os cálculos são do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). Conhecido como “inflação do aluguel”, o indexador é usado para reajustar contratos de locação e contas de energia elétrica.

Componente que equivale a 60% do balanço e que mede os preços no atacado, o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) puxou o ritmo aquecido do indicador, avançando de +1,39% na primeira prévia de dezembro para +2,42% em igual projeção de janeiro.

Outro sub-índice, com peso de 30% no levantamento e termômetro dos preços no varejo, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) seguiu caminho inverso e desacelerou de +0,86% para +0,38%, na mesma base comparativa. Já o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que responde por 10% da pesquisa, cedeu de +1,24% para +0,94%.

 

Informações: www.fgv.br