Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
credits-Marina-Malheiros-2-300x214 Cidades - Postada em: 14/09/2018

MPD Engenharia é a responsável pela execução de oito subsolos, no futuro complexo Cidade Matarazzo

Obra dará lugar a pavimentos que abrigarão estacionamento e cinema; além de um prédio comercial de cinco andares na superfície

A MPD Engenharia foi à empresa escolhida, em 2017, para a execução das obras do “Parking, Office e Convention” do “Projeto Cidade Matarazzo”, contando com oito pavimentos de subsolos e um prédio comercial de cinco andares no local do antigo Hospital Matarazzo a uma quadra da Avenida Paulista, principal coração financeiro de São Paulo. O grande desafio deste projeto é manter suspensa, a 31 metros de altura, a capela Santa Luzia. Só dessa maneira, é possível realizar as escavações abaixo deste patrimônio histórico da cidade, inaugurado em 1922 e tombado pelo Condephaat.

A capela está mantida suspensa por oito colunas de 31 metros de altura, além de mais outros 23 embutidos no solo abaixo do 8º subsolo. Para manter esse conjunto estável, foram executados travamentos, constituídos por vigas e lajes nos 3º e 5º pavimentos, que depois se integrarão ao restante dos subsolos, conseguindo assim, manter o aproveitamento máximo do terreno de 27 mil m².

Para a execução dessa obra, a MPD Engenharia contratou mais de 80 colaboradores na fase inicial e terminará a obra com o envolvimento de mais de 400 profissionais diretos nas construções. Para as escavações dos 31 metros de subsolos, serão retirados mais de 125 mil metros cúbicos de terra, que correspondem a mais de 10.000 viagens de caminhões.

Abaixo da igreja serão construídos oito subsolos, sendo cinco deles destinados a estacionamentos e os demais abrigarão áreas do hotel, como cinema, espaço destinado a eventos e backoffice. A previsão de entrega desta obra é no final de 2019.

“Ficamos orgulhosos por termos sido escolhidos para execução de uma obra dessa magnitude. Estudamos muito o projeto e, por isso, conquistamos o cliente. Além disso, temos também bastante expertise e know how em prédios comercias. É um projeto audacioso de preservação da capela para construção de oito pavimentos a partir de mais de 30 metros abaixo da superfície, porém temos total confiança no trabalho que estamos realizando, com a qualidade que nos é característica, sempre respeitando os prazos e, sobretudo, as expectativas do cliente”, comemora Antônio Jambeiro, Diretor Técnico da MPD.

Foto: Marina Malheiros / Reprodução site: www.cidadematarazzo.com.br/site/en/category/news/

www.mpd.com.br