Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
ViewImage Cidades - Postada em: 14/06/2019

O lado social da Jatobá Pastilhas

Participação da empresa em projetos sociais auxilia também no descarte responsável de peças de refugo.

Clique neste link e veja o vídeo da confecção da bandeira do Brasil com as pastilhas Jatobá
Atenta à importância de ser responsável socialmente, a contribuição em projetos de inclusão social e apoio à educação e à cultura fazem parte do universo da Jatobá Pastilhas. Dentre as ações já realizadas, duas ganham destaque pela importância e envolvimento da empresa. A primeira, protagonizada em 2017, contou com a doação de pastilhas para a ONG Solidariedade com Arte, parte para a confecção da bandeira do Brasil, instalada na Praça Ayrton Senna, próxima ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), e parte como material para desenvolver o trabalho cotidiano da mesma organização.
Completamente artesanal, a bandeira da praça foi construída em forma de mosaico. Uma verdadeira obra de arte em 3D, cuja proposta, desenvolvida pela equipe da ONG, sob a supervisão da artista plástica Marcela Muñoz, e com o apoio da Construtora Citycon, teve como objetivo enfatizar o espírito nacionalista do piloto de Fórmula 1, falecido em 1994.
Divulgação
Divulgação
A outra ação, da qual a Jatobá Pastilhas se orgulha de ter participado, foi da doação de pastilhas para o trabalho realizado nas escadarias do bolsão de estacionamento da região central de Vinhedo (SP), cidade onde a empresa está instalada. O trabalho artístico foi desenvolvido pelos alunos do curso de mosaico das Oficinas Culturais, projeto da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Após coladas, as pastilhas formaram frases de trechos do Hino de Vinhedo, homenagem dos alunos à cidade.
Muito mais benefícios
Tais ações empreendidas pela Jatobá Pastilhas com as doações de refugo de pastilhas, além da contribuição social, têm também caráter ambiental, uma vez que um produto que seria descartado seja reaproveitado e de maneira tão nobre como incentivo à arte e à cultura. Pelo lado socioeconômico, em muitas ocasiões, auxilia, ainda, reabilitando pessoas a retornarem a formas dignas de viver em sociedade, como em trabalhos desenvolvidos por ONGs com desempregados, ex-dependentes e até aposentados, que podem encontram na arte uma forma de agregar renda e de ocupar seu tempo com atividades produtivas.
“Sempre que temos a oportunidade de participar dessas ações não medimos esforços pelo bem que fazem a quem podemos ajudar. Acaba sendo uma prestação de serviço em diversas instâncias, com um efeito multiplicador fantástico. Além da bandeira para a Cidade de São Paulo, a Jatobá, em comemoração aos seus 70 anos, vem participando com a ONG Oficina Pedacinhos da Arte nos Centros de Acolhimento Temporário da Prefeitura de São Paulo – CTAs, auxiliando na formação profissional, por meio dos mosaicos, as pessoas em situação de rua. Não tenho dúvidas em afirmar que quem mais ganha com isso é a Jatobá”, comemora Luiz Fernando Rodrigues, diretor de marketing da Jatobá Pastilhas.
www.jatoba.com.br