Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
unnamed (1) Cidades - Postada em: 14/02/2020

Planejamento de obra garante a realização da reforma ou a construção do projeto dos sonhos

A arquiteta Isadora Araujo, do Panapaná Estúdio de Projetos, explica a eficácia e compartilha sua experiência na produção do planejamento construtivo.

Em um projeto todas as etapas são importantes e, portanto, merecem uma atenção especial. Desde o primeiro contato com o cliente até a entrega das chaves, tudo precisa estar alinhado. Nesse interim, o planejamento de obra configura-se como o segredo para tudo sair de forma impecável – seja na reforma ou construção – de imóveis comerciais e residenciais.

Afinal, o que é planejamento de obra? É a programação, tanto física quanto financeira, dos serviços e materiais necessários para a melhor execução do projeto. Para que o projeto se torne realidade da melhor forma, a contratação de profissionais especializados configura-se como um ponto fundamental, que não se deve abrir mão. Mas não se trata apenas disso. Fazendo uma analogia com uma orquestra, os músicos devem ser regidos por um maestro e é nesse ponto que a arquiteta Isadora Araujo, do Panapaná Estúdio de Projetos, entra.

Ciente da necessidade de um controle que garanta à obra a entrega no prazo acordado e o controle do orçamento, Isadora iniciou as atividades do seu escritório com a premissa de trabalhar com processos super bem definidos e um rígido acompanhamento.

A fim de mostrar a relevância desta fase do processo de construção, a profissional respondeu 5 perguntas importantes sobre o tema. Ao final, o cliente estará convencido de que “projeto é planejamento”, principal lema de Isadora.

- Qual a importância do planejamento de obra?

Quanto mais organização, menos (ou nenhuma) dor de cabeça no futuro. “Para que o resultado seja o mais fiel possível ao projeto e ao desejo do cliente e que, junto com isso os prazos e verbas não surpreendam com mudanças para cima, o planejamento é mais do que necessário”, ressalta a arquiteta. Após uma conversa inicial com os clientes, os responsáveis traçam um plano de ação com orçamentos, prazos e expectativas.

Com os valores estabelecidos, o Panapaná produz o projeto executivo com tudo tabelado. Após a aprovação, o escritório trabalha com uma planilha quantitativa de materiais, serviços, custos e, por fim, um cronograma físico-financeiro.

Com todos esses documentos em mãos, fica mais fácil fazer um gerenciamento das etapas. “Considero essa parte fundamental em qualquer reforma, mesmo para aquelas de pequenas proporções”, comenta Isadora.

O planejamento de obra evita dores de cabeça

- Como organizar orçamentos e prazos?

O planejamento de obra proporciona o controle de gastos, além de um acompanhamento de perto dos prazos. É fundamental que, antes do início do processo, os profissionais discriminem os custos em uma planilha organizada. Nela devem estar os valores dos revestimentos, serviços, insumos, marcenaria, ou seja, todos os mínimos detalhes.

O planejamento consiste em ter tudo bem detalhado para o tripé que compõe o projeto: cliente, arquiteto e equipes que trabalharão na obra. Como uma orquestra, todos precisam saber os instrumentos que serão utilizados (em nosso caso, os materiais), bem como a etapa, o tempo estimado para cada um e o valor.

Dessa forma, não haverá gastos desnecessários e nem desperdício de materiais. “Em tempo de contenção de gastos e sustentabilidade, é inadmissível conceber a possibilidade de perder insumos”, avalia Isadora. Assim, o Panapaná Estúdio de Projetos calcula na medida certa a quantidade de materiais – desde os básicos, até os de acabamento – e promove o orçamento a partir de uma relação de fornecedores auditados pelo escritório. Tudo é apresentado detalhadamente para o cliente.

Coordenar equipes é o papel do profissional no planejamento

Qual é o papel da tecnologia no planejamento de obra?

Isadora Araujo aprova o uso de tecnologia em todo o processo de concepção. Além de auxiliar as etapas, a visualização dos resultados pelos clientes facilita o entendimento, por parte do profissional de arquitetura, de possíveis mudanças e ajustes antes do início da reforma. O processo em BIM, apresenta uma percepção antecipada das características físicas e funcionais de um projeto, permitindo integrar, de forma sistêmica, as várias fases de um ciclo de vida da obra com o gerenciamento de todas as informações.

Visualizar os detalhes do projeto auxilia os clientes

“Com esse tipo de software podemos construir a obra no computador, ao invés de simplesmente desenhá-la, contendo detalhes para além das três dimensões de representação”, conta a profissional. O BIM permite a reprodução com prazos, custos, avaliação da sustentabilidade do projeto e manutenção da construção.

Como alinhar as expectativas dos clientes?

O planejamento de obra assegura o controle de expectativa dos proprietários. “Ter uma conversa franca e realista, explicando os prazos e custos, é importante para que não seja necessário trabalhar frustações infundadas no decorrer do caminho. Ele nos garante um processo tranquilo”, afirma Isadora.

Qual é o diferencial do trabalho do Panapaná Estúdio de Projetos?

A arquiteta Isadora Araújo dispõe de uma assistência completa aos clientes atendidos pelo escritório. “Entre tudo o que realizamos, nosso diferencial é garantir que tudo acontecerá conforme o combinado”, enfatiza.

O escritório oferece quatro pacotes com funções específicas para auxiliar o planejamento de obra.

Pacote Bronze cobre um atendimento online com diagnóstico de estilo, timeline, painel, reunião virtual, projeto técnico com duas etapas, simulação de ambiente e lista de compras. Ele é indicado para as pessoas que procuram uma consultoria de decoração, porém, possuem uma agenda muito atribulada ou que vivam fora de São Paulo.

Já o Pacote Prata conta com os elementos do bronze, porém introduz encontros presenciais e simulação de ambiente com passeio virtual. Apropriado para aqueles que desejam decorar seu espaço, têm disponibilidade para reuniões presenciais ou precisam de uma solução mais específica, em que é necessária uma conversa aprofundada para alinhar todos os pontos.

A partir do Pacote Ouro a obra será planejada e realizada pelo Panapana com medição profissional, amostras de materiais, projeto técnico em três fases e material impresso. Essas vantagens são adequadas para projetos de Arquitetura e Arquitetura de Interiores na cidade de São Paulo. Ideal para quem procura uma reformulação completa dos ambientes, incluindo alterações elétricas, hidráulicas, demolições e/ou detalhamento de marcenaria.

Por fim, Pacote Diamante, o mais completo de todos, oferece uma estimativa total dos gastos da reforma.

Há ainda a opção de contratar um adicional para os pacotes, chamado de “Serviços Especiais”. Nesse caso, o escritório realiza uma planilha quantitativa de materiais, serviços, custos, cronograma físico-financeiro e faz o acompanhamento da execução da obra e recebimento dos equipamentos.

http://www.panapana.arq.br

Imagem destacada: Planta baixa realizada pelo Panapaná Estúdio de Projetos