Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
santa_sketch2 Top Lists - Postada em: 19/05/2015

Quatro passos para conviver em harmonia no condomínio

Conheça direitos e deveres e descubra as regras básicas para se evitar problemas com vizinhos

 

Estado com a maior população do país, São Paulo tem mais de 55 condomínios. Os conjuntos residenciais têm milhares de moradores que dividem áreas comuns e tentam conviver em harmonia. Tanto em condomínios grandes como em pequenos, são comuns as discussões entre vizinhos por diversos motivos. As reclamações mais comuns são a inadimplência, as vagas de garagem e o barulho.

Para auxiliar aos moradores terem um bom convívio, a AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios) oferece quatro passos básicos:

 

1- Conheça as regras de utilização das áreas comuns

Cada condomínio estabelece suas próprias regras de uso, como garagens, piscinas e salão de festas, assim como acontece com a inadimplência. Os síndicos podem definir em assembleia como serão tratados os casos e os acordos que podem ser realizados antes de uma ação judicial.

“Viver em sociedade exige um nível de tolerância de todo cidadão. Por isso é importante conhecer seus direitos e deveres para evitar problemas com vizinhos e funcionários de seu condomínio”, afirma Rubens Carmo Elias Filho, presidente da AABIC

 

2- Barulho

Em relação ao barulho, por exemplo, informe-se sobre os horários permitidos e os tipos de sons toleráveis. E antes de discutir com um vizinho que lhe incomoda com um barulho, se não for constante, reflita se há mesmo necessidade, pois qualquer pessoa pode receber visitas barulhentas.

 

Barulho é um dos problemas mais comuns em condomínios. Saiba quais os horários e os tipos de sons toleráveis
Barulho é um dos problemas mais comuns em condomínios. Saiba quais os horários e os tipos de sons toleráveis
3- Elevador

No elevador, se estiver esperando, dê preferência para quem está dentro do elevador e deixe a pessoa sair antes de entrar. E quando estiver transportando comida, lixo ou animais de estimação, utilize o elevador de serviço.

 

4- Cumprimentar

Outra dica é cumprimentar sempre as pessoas de seu condomínio quando encontrá-las. Neste caso não é regra, mas educação básica. E em relação a garagem, nunca estacione em uma vaga que não te pertence e se bater ou raspar em algum carro, comunique o proprietário do veículo.

“Caso não conheça todas as regras do seu condomínio, sempre use o bom senso”, completa Elias Filho.

 

Informações: www.aabic.com.br