Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
Santos Mercado - Postada em: 09/02/2018

Recorde de feriados prolongados deve aquecer mercado de aluguel

Serão nove datas festivas nacionais próximas a fins de semana. Em algumas capitais, como SP, esse número será ainda maior

 

O ano de 2018 será um dos anos com o maior número de feriados prolongados na história do Brasil. Ao todo, serão nove datas comemorativas nacionais (sete feriados oficiais e dois pontos facultativos) que caem próximas a fins de semana.

Além de datas sazonais, como Carnaval e Corpus Christi, outros feriados nacionais prolongados serão: Dia Mundial do Trabalho (1º de maio, terça-feira), Independência do Brasil (7 de setembro, sexta-feira), Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro, sexta-feira), Finados (2 de novembro, sexta-feira), Proclamação da República (15 de novembro, quinta-feira) e Natal (25 de dezembro, terça-feira).

Essa quantidade maior de datas festivas com possibilidades de emendas, aliada às boas perspectivas de manutenção da retomada da economia, deve aquecer o mercado de aluguel de imóveis para temporada em cidades turísticas. O litoral de São Paulo deve ser um dos destinos com maior potencial, já que a capital paulista ainda terá outros três feriados municipais: aniversário da cidade (25 de janeiro, quinta-feira), Revolução Constitucionalista (9 de julho, segunda-feira) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro, terça-feira).

Outras cidades que recebem muitos turistas, como Rio de Janeiro, Florianópolis e Salvador também devem registrar números positivos em aluguel de temporada.

E a oferta de imóveis nestas regiões já está aquecida. Dados levantados pelo Imovelweb, um dos maiores portais do mercado imobiliário do Brasil, com base nos anúncios cadastrados na plataforma, identificaram oportunidades de locação e os perfis dos imóveis oferecidos nestas cidades.

No litoral de São Paulo, considerando os municípios de Caraguatatuba, Guarujá, Santos, São Vicente e Ubatuba, as ofertas consistem em 54% apartamentos e 46% casas. Entre os apartamentos, há uma grande concentração em imóveis de 2 e 3 dormitórios, 31% e 39%, respectivamente. Guarujá é a localidade com maior número de ofertas, com destaque a Pitangueiras (32%), Enseada (17%) e Centro (16%). Entre as casas, grande parte das ofertas são imóveis de 4 ou mais dormitórios (65%).  As regiões com mais opções para o turista são o Centro de Ubatuba (20%) e, no Guarujá, Praia de Acapulco (18%) e Balneário Praia de Pernambuco (14%).

Para quem deseja curtir os feriadões na cidade maravilhosa, as ofertas estão muito concentradas em apartamentos (89%). Copacabana e Barra da Tijuca são os bairros que se destacam neste cenário, 29% e 31% das ofertas, respectivamente. 31% são imóveis de 1 dormitório e 25% de 2. Já Joá (44%) e Itanhangá (26%) concentram a maior parte das ofertas de casas disponíveis, sendo a predominância de imóveis de 4 dormitórios ou mais (74%).

Na Ilha da Magia, como é conhecida a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, as ofertas de imóveis já começaram a disparar, sendo que 56% apartamentos e 44% casas. Dos apartamentos, 47% são de 2 e 23% de 3 dormitórios. A região da Praia dos Ingleses concentra o maior número de apartamentos para locação de temporada: 83%. Quanto às casas, a maior parte das opções é de 2 (40%) e 3 dormitórios (25%) e estão localizadas em Cachoeira do Bom Jesus (39%), Ingleses do Rio Vermelho (25%) e Jurerê Internacional (17%).

Em Salvador, na Bahia, outro destino bastante procurado, principalmente no Carnaval, a predominância é das casas (60%). Dos apartamentos, quem procura um bom espaço com 1 ou 2 dormitórios, tem mais chance de encontrar a opção perfeita (47% e 22% das ofertas, respectivamente). O tradicional bairro de Ondina, que faz parte do circuito dos trios elétricos, detém 47% das ofertas. Entre as casas, 44% são de 1 dormitório e 19% de 3. Praia do Flamengo e Barra se destacam neste quesito, com 39% e 47% das ofertas, respectivamente.

“Os feriados de 2018 representam excelentes oportunidades de negócios para quem tem um imóvel para alugar em um destino de veraneio ou de grande tradição em festas populares, como Salvador e Rio Janeiro no Carnaval”, comenta Mateo Cuadras, CEO do Imovelweb. “A retomada da economia também é outro fator que deve ajudar. Com mais confiança no país, o brasileiro tende a investir mais recursos em lazer e viagens. Acreditamos em um bom momento

 

Informações: www.imovelweb.com.br