Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
acoes Guia de compra - Postada em: 02/10/2019

Saiba porque você deve comprar sua futura casa em um leilão

André Zukerman

Comprar uma casa ou apartamento costuma ser um grande momento na vida de muitos brasileiros. A possibilidade de sair do aluguel, encontrar um local para chamar de seu ou então obter uma fonte de renda por meio da cobrança de aluguéis são vantagens que transformam os imóveis em investimentos considerados importantes por grande parte da população. Isso faz com que a busca seja cuidadosa para encontrar as melhores oportunidades, tanto em seus objetivos quanto no valor financeiro. Uma alternativa que resolve estes pontos é o leilão, uma modalidade que cresce a cada ano e representa os benefícios que a pessoa busca no setor.

Hoje, com o avanço da tecnologia, os leilões se democratizaram e alcançam um número maior de usuários. Assim, torna-se uma opção viável às pessoas, que podem comprar sua casa com poucos cliques. Levantamento realizado na nossa base de dados, por exemplo, indica que nove em cada dez leilões de imóveis são arrematados por pessoas físicas, reforçando esse cenário de maior participação das pessoas de diferentes classes sociais e faixas etárias.

O que faz com que os leilões de imóveis sejam vantajosos e atraiam um número maior de interessados ainda é a questão econômica. Nesta modalidade de negociação não é raro encontrar oportunidades com descontos generosos, com imóveis abaixo do valor praticado pelo mercado imobiliário na região. Além disso, a quantidade de ofertas permite com que a busca possa ser mais refinada, de acordo com os interesses e objetivos da pessoa, seja a localidade, faixa de preço e condições de pagamento.

Eles também possuem alguns procedimentos que devem ser seguidos à risca para a pessoa conseguir aproveitar todas as vantagens. É essencial, por exemplo, que o interessado leia atentamente o edital do lote escolhido. O documento traz todas as informações necessárias para o usuário, como valor, condições de pagamento, origem da propriedade, entre outros pontos. Ele também precisa definir uma estratégia clara para dar os lances, estabelecendo um valor máximo para não comprometer sua renda (uma vez que ele pode fazer uma reforma no imóvel posteriormente ou precisar arcar com a desocupação). Depois, ele tem que se informar sobre o pós-venda, com o pagamento da comissão do leiloeiro e a documentação necessária para concluir a compra.

Adquirir um imóvel é importante, mas isso não significa que este processo deve ser trabalhoso e complicado. Antigamente, com a falta de opções de negociação e menos informações circulando, era comum ter receio na hora de fazer um investimento deste tipo. Hoje, porém, a situação se inverteu. Os leilões estão cada vez mais populares e consolidados, tornando-se uma opção viável e interessante para quem deseja realizar o sonho de sua casa própria de forma segura, rápida e econômica.

André Zukerman é diretor da Zukerman Leilões, empresa referência em leilões imobiliários
André Zukerman é diretor da Zukerman Leilões, empresa referência em leilões imobiliários

* André Zukerman é diretor da Zukerman Leilões, empresa referência em leilões imobiliários.

Informações: www.zukerman.com.br