Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
imagem_release_1593190 Guia de compra - Postada em: 11/02/2019

Sika traz dicas para proteger a laje da casa

Nesse verão é importante manter os cuidados para evitar as infiltrações.

Chegou o verão, com um calor intenso durante o dia e chuvas torrenciais no final da tarde. Diante desse cenário, não é preciso dizer que se tornou imprescindível fazer a reforma ou manutenção das lajes para evitar as terríveis infiltrações ou até mesmo o calor excessivo. A Sika, especialista em impermeabilização, traz algumas dicas importantes para ajudar.

As lajes são mais vulneráveis à infiltração por estarem expostas de maneira direta à umidade, assim como nas lajes de coberturas e estacionamentos onde estão expostas à chuva e vento. Portanto, é imprescindível a impermeabilização com produtos de qualidade para garantir que a laje não sofra infiltrações.

“É importante ressaltar que as falhas no sistema de impermeabilização das lajes podem causar problemas como: manchas, bolor, descascamento de revestimentos e pintura, mas também podem trazer riscos sérios ao desempenho da laje e de suas funções estruturais, comprometendo a segurança da edificação e da sua família”, afirma o engenheiro Charles Abrenhosa, gerente de varejo da Sika.

Sabemos que o concreto não é um material impermeável, é preciso aplicar um sistema de impermeabilização para proteger as lajes, ou seja, para deixar a água do lado de fora.   Vale ressaltar que existem no mercado várias maneiras para fazer a impermeabilização da laje, mas a Sika traz dicas com o método “faça você mesmo”, com soluções mais rápidas e práticas para resolver o problema.

O primeiro passo, é tratar as trincas, que são porta de entrada para umidade, por isso, deve tratar antes de começar o processo de impermeabilização. O produto mais indicado para esse caso é o Sikaflex® Construction. Há mais de 50 anos no mercado, tornou-se referência, utilizado pelos melhores profissionais do ramo para eliminar esse tipo de problema.

Um dos produtos mais vendidos no mercado brasileiro, a manta líquida SikaFill® Rápido é aplicado sem o uso de maçaricos e que impermeabiliza as lajes no mesmo dia. O produto já chega em sua casa pronto para o uso. Isto é, você só precisa misturar um pouquinho para deixar a sua manta líquida mais uniforme. A nova fórmula exclusiva do SikaFill® Rápido agora contém microesferas isolantes, que promove um maior conforto térmico nos ambientes da sua casa.

Preparação da superfície:

Primeiramente, é muito importante se atentar a superfície que irá receber a manta líquida. No caso do concreto, é importante fazer uma preparação com uma regularização feita com cimento e areia média, deixando uma caída para os ralos e deixar essa massa secar. Dica: para aumentar a aderência da regularização, utilize Sika® Chapisco Plus na água de amassamento.

imagem_release_1593189
A manta líquida é muito fácil de aplicar, depois de preparar a superfície, veja a apliação em apenas 2 passos:

Primerio Passo:

Para a primeira demão do produto, diluir em 10% de água e aplique com uma trincha ou de um rolo de lã. Em um primeiro momento pode parecer “estranho”, pois o produto vai ficar muito ralo, mas está correto, na primeira demão tem que estar assim para penetrar bem na base.

Segundo Passo:

Feita a primeira demão, espere aproximadamente 2 horas até aplicar a próxima pintura, com o produto puro, sem diluição. Se necessário, pode aplicar mais uma demão de produto para o acabamento ficar impecável.

Pronto! Além de proteger a laje contra as infiltrações, também, promoveu um maior conforto térmico diminuindo as despesas de energia com ar condicionado ou ventiladores. Então, pode-se afirmar que diminuir a temperatura ambiente pela reflexão do produto foi aumentado com exclusiva fórmula com microesferas isolantes.

Importante: Esta solução é indicada somente para lajes sem trânsito (somente com trânsito de manutenção). Para garantir o efeito térmico, a empresa sugere a reaplicação de uma demão do produto SikaFill® Rápido anualmente.

www.bra.sika.com

Fotos: Divulgação