Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
A (1) Decoração - Postada em: 14/06/2019

Unik e Estúdio Aker marcam sua estreia na Casa Cor São Paulo

A arquiteta Patrícia Salgado, do Estúdio Aker, e as sócias Juliana Kapaz e Carolina Oliveira, do escritório Unik Arquitetura, chegam à 33ª edição da Casa Cor São Paulo com um projeto inovador, que alia tecnologia, humor, design, arte e sustentabilidade em um banheiro funcional e unissex

 Pela primeira vez presentes na mais tradicional mostra de decoração do país, Patrícia Salgado, Juliana Kapaz e Carolina Oliveira trazem para a Casa Cor SP um ambiente repleto de irreverência. No espaço de 15 m2, predomina um tom fechado e aconchegante, que remete a uma floresta. Monocromático, o BANHEIRO DO VOYEUR se reveste de verde, tanto pela pintura das paredes, quando pelo jardim vertical entremeado de samambaias, O layout, em formato de corredor, tem três cabines, sendo uma PNE, e dispostas em sequência, enquadradas dentro de uma “caixa”, ganhando evidência.

 Irreverência e Tecnologia

 A “caixa” que comporta as três cabines é fechada por portas de vidro polarizado transparente, da Intelliglass, o que certamente vai intrigar os usuários, pela questão da privacidade. A solução, no entanto, é imediata: basta fechar a porta e, num instante, o vidro se torna opaco, como um jogo de revela e esconde. Essa “transformação” ocorre por meio de um acionamento elétrico que modifica a transparência do vidro, controlando a passagem da luz. E assim, em segundos, está 100% garantida a intimidade. Daí a escolha do nome do ambiente: Banheiro do Voyeur, afinal, de início, quem entra fica na dúvida se será observado e, em seguida, já percebe sutilmente o toque de humor.

B (1)

 Design

 Quem está no lado de fora, na espera, pode descansar da caminhada pela mostra no banco Osso, assinado pelos designers Rafic Farah e Otávio Coelho, da Dpot, colocado junto da parede forrada de plantas vivas e de frente para as cabines, completando a brincadeira de quem está ali como voyeur diante das portas de vidro transparente. O banco é feito de fibra de vidro e seu desenho remete a formas orgânicas, tornando mais intensa a sensação de clima natural.

 Arte

 O conjunto de espelhos “Eus”, assinados por Jaqueline Terpins, completa a experiência sensorial proposta no projeto. Além da sensação de amplitude, reflete a luz e a própria imagem de quem está nas cabines, antes do vidro ficar opaco.

 Vintage

 Além do piso de ardósia, da Pantanal Pedras – um mosaico projetado como um quebra-cabeça, que faz alusão aos pisos de cacos de cerâmica típicos dos anos 1950 –, o Banheiro do Voyeur também apresenta outro ícone vintage: uma profusão de samambaias dispostas no jardim vertical, da Scarpato, forrado de plantas naturais, que completam a proposta monocromática, ao mesmo tempo em que trazem textura e volume ao ambiente. Já no lado de fora, na fachada, foi instalado o revestimento cimentício Athos, de Rodrigo Ohtake, lançamento da Solarium que homenageia Athos Bulcão.

 Amplitude e profundidade

 Dentro da “caixa”, ao fundo de cada cabine, há um painel fotográfico adesivado, da Urban Arts, cuja imagem traz um caminho dentro de uma floresta, o que dá ao usuário a sensação de que aquele espaço se abre e se prolonga em direção à mata fechada, em total sintonia com a natureza.

 Sustentabilidade

 De paginação irregular, o piso de ardósia está assentado pelo próprio peso das pedras, sem uso de argamassa, para que, ao final da mostra, as placas – todas numeradas – possam ser facilmente retiradas e reaproveitadas em outros projetos. O projeto sem porta na entrada deixa entrar a luz natural e mantém o espaço ventilado. Além disso, todas as lâmpadas são de filamento de Carbono de LED, otimizando a economia de energia elétrica. A tinta usada nas paredes, da Coral, é à base de água, sem solventes, e, por fim, a “caixa” das cabines é feita com painéis de MDF, da Duratex, recortados em réguas, para facilitar o reaproveitamento em outros ambientes.

www.patriciasalgado.com.br

@patricia.salgado.arquiteta

www.unikarquitetura.com.br

@­unikarq

Serviço: CASACOR SÃO PAULO
Data: 28 de maio a 04 de agosto de 2019
Terça a sábado e feriados, das 12h às 21h
Domingo, das 12h às 20h.
Endereço: Jockey Club de São Paulo. Av. Lineu de Paula Machado, 1075
São Paulo, SP

Fotos: Divulgação