Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
Vitacon Mercado - Postada em: 14/11/2017

Vitacon investirá R$ 180 mi em edifício inteligente

Em parceria com Intel e IBM, incorporadora irá construir novo residencial no início de 2018

 

Conhecida no mercado imobiliário por projetos de apartamentos compactos, a incorporadora e construtora Vitacon anunciou que irá lançar seu primeiro condomínio totalmente conectado à internet das coisas (na sigla em inglês, IoT). O investimento será de R$ 180 milhões. A companhia firmou parceria com as gigantes de tecnologia Intel e IBM para a instalação do futuro residencial. A previsão é de que as obras do empreendimento iniciem no primeiro trimestre de 2018.

Batizado de “Next”, o residencial será construído na região da Farial Lima e terá apartamentos compactos de 22m² a 55m², cada um com vários tipos de sensores, além de fechaduras, câmeras inteligentes e até um software de inteligência artificial que coordenará o funcionamento do condomínio.

‘Apartamento-laboratório’

Também no começo de 2018, a Vitacon irá inaugurar um projeto com apenas um apartamentos de 28m² equipado com IoT. A unidade irá funcionar como um laboratório de tecnologias. A incorporadora espera atrair startups e desenvolvedores independentes, que poderão dormir no imóvel para testar aplicações a serem integradas com a plataforma do edifício por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs).

Segundo Alexandre Lafer Frankel, presidente executivo da empresa, será criado uma espécie de sistema operacional aberto. O objetivo é que desenvolvedores e startups possam plugar suas tecnologias. O executivo destaca também que o investimento pode gerar novas frentes de negócios para a companhia.

 

Informações: www.vitacon.com.br