Acesse as melhores dicas
e informações do mercado
HFote_strip_30299_2_full Tecnologia - Postada em: 03/07/2015

Empresa faz aluguel de apartamentos equipados em São Paulo

Fundada em 2010, a Sampa Housing é uma plataforma online, de apartamentos mobiliados e equipados para locação, diferenciada para mercado corporativo de São Paulo. O modelo de negócio é baseado no Housing, conceito de hospedagem em apartamentos mobiliados para locação por médias temporadas. O sistema é muito difundido na Europa, Ásia e América do Norte e começa a ganhar mercado no Brasil. Pioneira do segmento no país, a Sampa Housing conta atualmente com mais de 400 imóveis, espalhados por regiões nobres da cidade.

A ideia de investir em um segmento até então não muito comum no Brasil teve início quando Liliana Ferrarese, sócia-fundadora da Sampa Housing, tomou conhecimento do quanto burocrático e difícil era para um estrangeiro alugar um apartamento por aqui. “Morei em alguns países em que este sistema de locação era comum. Quando voltei ao Brasil, muitos amigos que fiz lá fora me pediam indicação de apartamentos por aqui e comentavam das dificuldades que encontravam”, afirma Liliana.

O negócio engatinhou por pouco tempo e logo ganhou força para andar com firmeza e despontar para o sucesso. Dos quase 10 milhões de turistas que São Paulo recebe anualmente, aproximadamente 70% vêm à cidade por negócios*, sendo grande parcela formada por executivos estrangeiros.HFote_strip_30299_3_full apartamentos equipados

O público alvo da Sampa Housing estava traçado antes mesmo do primeiro ano de vida da empresa e em 2014, a representatividade de estrangeiros somou 82% dos clientes.

“Existem fatores que dificultam a locação de imóveis por estrangeiros, como o tempo mínimo de contrato (30 meses) e a necessidade de um fiador, por exemplo. Isso sem contar a falta de mobília, ausência de serviços de TV por assinatura e internet, etc. Podemos somar também a barreira do idioma, que acaba sendo um empecilho para a contratação destes serviços”, explica Liliana.

A intenção da empresa é fazer com que seus clientes sintam-se como se estivessem em suas casas. Os imóveis disponibilizados no portfólio da empresa passam por uma curadoria, que ainda insere enxoval completo, utensílios de cozinha e roupa de cama. Os hóspedes chegam somente com as malas.